Notícias

Img

O futuro da educação pós-eleições e os impactos nas finanças serão discutidos na edição de 15 anos do Fórum dos Executivos Financeiros para as Instituições de Ensino Privadas do Brasil (FinancIES). O evento será nos próximos dias 10 e 11 de novembro, no campus Botafogo da Universidade Veiga de Almeida (UVA), no Rio de Janeiro (RJ). As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui.

A extensa programação dos dois dias de evento conta com palestras, dinâmica de grupo, mesa redonda, apresentação de painéis e cases de sucesso, momento cultural, almoço com líderes da educação superior e outras atividades com o objetivo de proporcionar a troca de conhecimentos e de experiências entre os representantes das IES.

A escolha do tema para esta edição, que acontecerá logo após as eleições, é estratégica já que, apesar de utilizadas na plataforma eleitoral de todo os partidos e proclamadas pelos governos no Brasil como prioritárias, as promessas para a educação – que tem como missão preparar os jovens para o mundo do trabalho e da convivência social com ética e solidariedade – nem sempre são cumpridas pelos que assumem o poder.

Desta forma, o FinancIES traz à tona debates sobre temas como “A educação pós-eleições”, com o presidente da YDUQS, Eduardo Parente; “O futuro do trabalho nas instituições de ensino: quais os papéis e competências” (Luciano Sathler, reitor do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix); “Perspectivas para 2023 na visão de líderes da educação” (Arapuã Motta Netto, reitor da Unisuam, Jeferson Vinhas, CEO do Grupo Integrado, e Elizabeth Guedes, presidente da Anup); “A permanência de alunos e a sustentabilidade da IES” (Glauson Mendes, fundador e curador da SADEBR); “Educação em números! Leitura de especialistas” (Daniel Infante, da Educa Insights, Paulo Presse, da Hoper Educacional, e Romário Davel, sócio-fundador da Atmã Educar); “Bibliotecas digitais – de onde vêm e para onde vão” (Laércio Dona, sócio-fundador da EXP Inteligência Educacional); “Inovação na prática para a educação” (Felipe Mandawalli, da Acate, Marcelo Rocha, CMO da Meesper, e Manuel Mendes Júnior, diretor-executivo do IXL Center); “De alma para alma” (Nelson Freitas, ator), entre outros.

Segundo o fundador e secretário-executivo do FinancIES, Adriano Dias Souza, o fórum, que deu os primeiros passos em 2007 e se consolida como exemplo de sucesso compartilhado, é hoje uma instituição representativa no cenário educacional. “O FinancIES tem sua história consolidada como polo gerador de discussões técnicas de gestão, estratégias para os desafios comuns da atualidade e de oportunidades de negócios. Reúne 1,8 mil executivos de instituições de ensino superior de norte a sul do Brasil não apenas no evento realizado anualmente, mas durante todo o ano, na Rede FinancIES, por isso, a expectativa de público segue a tendência de crescimento a cada edição”, revela.

O presidente do FinancIES, Taiguara Langrafe, vice-reitor da Fecap, destaca que as expectativas são muito positivas. “O evento do ano passado, realizado em Sorocaba, marcou a retomada dos nossos encontros presenciais – porém muitos participantes estavam online. Foi incrível rever amigos e sentir a energia das pessoas. Certamente, nesse ano, teremos a volta de toda a comunidade FinancIES no Rio de Janeiro, interagindo, trocando e desenvolvendo ideias”, aposta.

Na avaliação do presidente, o FinancIES conta com a sua cultura intimista e de proximidade entre os participantes como um diferencial dentre os eventos do setor. “Além das palestras, temos sessões de interação, como a solução em times do estudo de caso e apresentação das soluções, assim como as interações nos intervalos entre os participantes e patrocinadores. Muitas soluções e ideias nascem dessa conjugação de cultura com momentos de interação”, considera.

Além disso, como o evento será realizado após as eleições gerais, Langrafe acredita que será um momento de traçar cenários com maior precisão, à luz das ideias dos palestrantes e participantes. “O FinancIES provê um espaço de diálogos francos e de geração de ideias para os executivos financeiros. Também é uma oportunidade ímpar de networking com pares e lideranças”, conclui.

Da mesma forma, Beatriz Balena, reitora da UVA, instituição anfitriã desta edição, enfatiza que participar do fórum é fundamental para unir esforços na luta por um ensino superior com maior relevância no cenário nacional. “Juntos, vamos encontrar alternativas viáveis, compartilhando as melhores práticas, diante dos grandes desafios. Esperamos todas as pessoas impactadas e que queiram efetivamente descobrir os novos rumos da educação superior no pós-pandemia”, convida.

Os interessados em participar do FinancIES 2022 devem acessar o site, que traz a programação completa do evento, que a exemplo das edições anteriores, realizadas em Florianópolis (SC), Brasília (DF), Aracaju (SE), São Paulo (SP), Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Maringá (PR) e Sorocaba (SP), reunirá profissionais de destaque na discussão de temas atuais.

PARCERIAS

O evento conta com os patrocinadores: Pravaler, SADEBR, Fundacred, Lyceum, Positivo Tecnologia, Acate Educação, Atmã Educar, BA2EDU, Canvas, Grupo Cobrafix, Dominus, Educa Insights, EXP, HMI, Hoper Educação, Insignia, JA Rezende, Matiz Capital, Minha Biblioteca, QH Consult, Salvador & Associados Advogados, Seguridade, VG Educacional, Crátilo Educacional, CRM Educacional, Educpay, DDM, Mettzer, Principia, Grupo Raydan, Rubeus, Turnitin, Workalove e Young.

Assessoria de Comunicação FinancIES

Remodal