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As instituições privadas participantes do Enade 2019, correspondem a 85% e os estudantes da rede privada de ensino representa 76% dos 389.843 avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, Enade, 2019. Ao todo, 296.421 concluintes da educação superior foram graduados em instituições de ensino particulares. As, 85% são privadas. Resultado também revela que 60% dos estudantes concluintes recebem benefício público.

Os dados fazem parte dos resultados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, responsável pela aplicação do exame. Este ano, foram avaliados cursos de bacharelado em engenharia, arquitetura e urbanismo, ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins, além dos cursos tecnológicos nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.

Das 1.225 instituições participantes, 85% (1.039) são privadas, enquanto 15% (186) são públicas. Já entre os 8.368 cursos avaliados, 76% (6.360) são oferecidos em estabelecimentos de ensino privado. Em contraponto, 24% (2.008) são ofertados pela rede pública.

Na modalidade de ensino, os dados revelam que, nas áreas avaliadas em 2019, o estudo presencial continua sendo predominante entre os estudantes que concluíram a educação superior, com 95% (371.692) dos avaliados, contra 5% (18.151) dos que cursaram a graduação por meio da educação a distância.
O perfil socioeconômico dos estudantes concluintes, mostra que 60% são beneficiados por subsídios ou financiamentos públicos, como o Fundo de Financiamento Estudantil, Fies, e o Programa Universidade para Todos, ProUni. Ao todo, 84,6% (329.571) têm entre 18 e 33 anos. Do total de participantes, 55% são mulheres e 45%, homens.

Também foram divulgados os resultados dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior: o Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado, IDD.

O Conceito Enade é calculado a partir dos desempenhos dos estudantes concluintes dos cursos de graduação do exame. Em 2019, o Conceito Enade sinalizou que, apesar de serem em menor número, os cursos das instituições públicas apresentaram desempenhos maiores que os das instituições privadas. Dos cursos enquadrados na faixa 5 desse indicador, 81,4% são de instituições públicas, enquanto 18,6% correspondem a instituições privadas.

O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado, IDD, busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes. O objetivo é aferir o quanto a graduação contribuiu para a formação do estudante. Para isso, o cálculo considera os desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio, Enem. O Enem serve, justamente, como subsídio para uma análise das condições de desenvolvimento do estudante, no momento que ingressa na graduação.

Desde 2014, o IDD é calculado para cada pessoa que tenha participado dos exames, recuperando os resultados do estudante a partir do número do CPF. O resultado do IDD 2019, divulgado nesta terça, mostra que a diferença de desempenho entre os cursos públicos e os privados é menor em comparação ao Conceito Enade. Dos cursos enquadrados na faixa 5 do IDD, 28,1% são de instituições públicas, enquanto 71,9% são de instituições privadas. Esses indicadores subsidiam políticas públicas e processos de supervisão e regulação da educação superior.

Na edição de 2019 do Enade, 29 áreas de avaliação fizeram parte do exame. Foram avaliados cursos de bacharelados em agronomia, arquitetura e urbanismo, biomedicina, educação física, enfermagem, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia de computação, engenharia de controle e automação, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica, engenharia química, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia e zootecnia. Também foram avaliados cursos superiores de tecnologia nas áreas de agronegócio, estética e cosmética, gestão ambiental, gestão hospitalar, radiologia e segurança no trabalho.

O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, constituído por um Questionário do Estudante e uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes, composta por itens de formação geral, comuns aos cursos de todas as áreas, e de componente específico. Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, Sinaes.

O Resultado está disponível, no portal do Inep, em que podem ser consultados os Relatórios Síntese de Área e os Relatórios de Curso e de Instituição de Educação Superior. As planilhas do Conceito Enade e do IDD 2019 também estão disponíveis, com informações de cada curso avaliado.

Confira aqui os anexos com as planilhas do Conceito Enade.

Conceito ENADE 2019 – GERAL

Conceito ENADE 2020 – PRIVADAS

Referência: Anup com informações do Inep.

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