Notícias

Img

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu novo processo seletivo para o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASIs). Docentes da educação superior podem se inscrever entre 23 de agosto a 2 de setembro pelo Sistema e-MEC. O resultado da seleção será divulgado a partir de 13 de setembro.

As vagas são para docentes graduados em mais de 20 cursos e os requisitos e experiência exigidos para cada perfil estão detalhados no edital. Também há vagas para avaliações de curso a distância, curso presencial, curso superior de tecnologia a distância e curso superior de tecnologia presencial.

O BASis exige alguns requisitos básicos e os docentes que cumprirem as condições para ingresso e obtiverem aproveitamento no curso de capacitação poderão integrar comissões de avaliação externa in loco para avaliar cursos de graduação. O trabalho é remunerado por meio de Auxílio de Avaliação Educacional (AAE) e cabe ao Inep definir a vinculação do ingressante aos instrumentos de avaliação e respectivos atos autorizativos.

Sobre o BASis

É um cadastro nacional e único de avaliadores selecionados pelo Inep para realizar as avaliações in loco nas instituições de educação superior. Os docentes são selecionados de acordo com a demanda de avaliações do Instituto. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e responsável pela avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes.

São analisados principalmente aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, desempenho dos alunos, gestão da instituição, corpo docente e instalações. Os principais objetivos da avaliação envolvem melhorar o mérito e o valor das instituições, áreas, cursos e programas, nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão, gestão e formação; melhorar a qualidade da educação superior e orientar a expansão da oferta, além de promover a responsabilidade social das instituições, respeitando a identidade institucional e a autonomia de cada organização.

Fonte: MEC

Remodal