Notícias

Img

O International Ocean Discovery Program (IODP) recebe até o dia 1º de março aplicações de candidatos qualificados para cumprir um mandato de dois anos como presidente do Fórum IODP. Criado em 2013, o Fórum não é uma instância deliberativa do Programa, mas funciona como o guardião do Plano Científico: “Iluminando o Passado, o Presente e o Futuro da Terra”.

O candidato deve assumir a terceira cadeira de presidência do Fórum, o principal local internacional para trocar ideias e opiniões sobre o progresso científico do programa, a partir de 1º de outubro de 2018.

O presidente será selecionado por uma comissão designada, a ser retirada do Escritório de Membros do Programa. O comitê de seleção é formado por um representante de cada país signatário do Consórcio Joides Resolution. Como representante do Brasil, o comitê conta com o Professor Titular do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Álvaro Crosta.

A participação no Fórum está aberta a todos os países, consórcios ou entidades que fornecem fundos para as operações da plataforma IODP. Pelo fato das duas primeiras cadeiras da presidência terem afiliações institucionais nos Estados Unidos, a organização encoraja candidatos qualificados de outros países membros do IODP a participar do processo.

Saiba mais sobre a seleção aquihttp://iodp.org/call-for-forum-chair-2018/file

Sobre o IODP

International Ocean Discovery Program (IODP) é um programa internacional de pesquisas marinhas que investiga a história e a estrutura da Terra a partir do registro em sedimentos e rochas do fundo do mar, além de monitorar ambientes de sub-superfície. Parte significativa da comunidade científica atuante em ciências do mar de águas profundas de diversos países está envolvida no programa.

Desde 2013, o Brasil, por meio de financiamento viabilizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), é membro do consórcio JOIDES Resolution e colabora com o IODP. Para executar as atividades previstas no Programa, a CAPES conta com o apoio de um Comitê Científico e um Comitê Executivo.

Expedições do IODP usam avançada tecnologia de perfuração oceânica, de modo a permitir disseminação de dados e amostras a partir de arquivos globais, particularmente para os países membros do programa.

O sistema de perfuração é apoiado por um parque analítico a bordo do Navio de Pesquisa JOIDES Resolution, composto por equipamentos de última geração voltados a pesquisa geofísica, geoquímica, microbiológica e paleoclimática. Além da infraestrutura a bordo, o IODP conta com apoio de numerosas instituições de pesquisa e formação de recursos humanos nos diferentes países que atualmente compõem o programa.

Conheça a página do Programa CAPES/IODP : http://capes.gov.br/bolsas/programas-especiais/iodp

Acesse o Diário de Bordo e outras notícias sobre as pesquisas do programa:http://capes.gov.br/diariodebordo

 

Remodal