Notícias

Img

A Lei que instituiu o Marco Legal da Primeira Infância completou três anos neste mês de março. Para saber quais desafios a sociedade ainda enfrenta para tornar esse dispositivo uma realidade na vida das crianças, a ANUP TV foi até à Câmara dos Deputados, conversar com a presidente da Frente Parlamentar da Primeira Infância, deputada Leandre Dal Ponte, do PV do Paraná.

A Lei 13.257, de 2016, é considerada uma das mais avançadas do mundo sobre políticas públicas para crianças de zero a seis anos. Ela foi elaborada a partir de conhecimentos científicos sobre o desenvolvimento infantil.
Para a deputada Leandre Dal Ponte o grande desafio hoje é tirar a lei do papel. “Eu acredito muito que a partir do momento que a gente conseguir convencer não só os governos, municipais, estaduais e federal, mas a sociedade, da importância que tem o investimento no começo da vida das pessoas, seguramente eles vão conseguir entender que muitos problemas que a gente tem que tratar hoje com medidas duras, caras e muitas vezes ineficientes, nós podemos ter um resultado muito maior se investirmos um pouco mais na primeira infância” avalia ela.

Seguindo esse raciocínio, onde é importante a participação efetiva da sociedade, a criação da disciplina sobre primeira infância, desenvolvida pela ANUP em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal é um dos exemplos de ações para a promoção da primeira infância.

Para a parlamentar, as universidades têm papel fundamental na promoção do tema da primeira infância. “Tenho certeza que muitos dos resultados que nós conseguimos atingir não seriam possíveis se nós não tivéssemos a comunidade acadêmica envolvida no processo”, finaliza.

Acompanhe a entrevista na íntegra no canal da ANUP no youtube.
https://www.youtube.com/watch?v=4ARnbuTZM7E

Remodal