Notícias

Img

O último Censo da Educação Superior, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) mostra um crescimento gradual no número de matrículas e ingressos em graduações tecnológicas. Isso comprova uma mudança no comportamento dos estudantes que estão optando por cursos de menor duração. O mesmo Censo mostra ainda que os estudantes também têm mantido uma tendência de optar por cursos a distância, aumentando a procura por esta modalidade de ensino. Essas informações traduzem uma nova visão de mercado de trabalho, de comportamento e de relação profissional.

Apesar de ainda estar atrás dos cursos de bacharelado (60,1%) e de licenciatura (20,1%), foi registrado um aumento na procura por cursos tecnológicos. A tendência, como é possível perceber pelo Censo 2017 do MEC, é de que esse aumento continue.

Nos últimos 10 anos, o número de ingressos mais do que dobrou, saindo de 281.426 estudantes para 617.317. Na educação a distância, por exemplo, o dado que chama atenção é que 46% desses 617 mil se inscreveram para estudar nessa modalidade.

Os números comprovam essa nova realidade, onde o jovem quer se formar mais rapidamente (um curso tecnológico leva de 2 a 3 anos e um bacharelado de 4 a 6), além de querer conciliar o tempo de estudo com o de trabalho, optando por uma educação a distância.

Unir praticidade e flexibilidade está se tornando fundamental na vida de jovens estudantes. Muitas instituições de educação superior já estão seguindo essa tendência e aumentando a oferta de cursos na modalidade a distância.

Referência: ANUP

Remodal