Notícias

Img

A comemoração deste 20 de maio, Dia do Pedagogo, será diferente.

Hoje os alunos não poderão celebrar a data com aqueles que planejam, coordenam e executam tarefas diversas, sempre buscando o melhor para a escola que trabalham.

Hoje, diferentemente de outros anos, as escolas estão fechadas por tempo indeterminado. Um vírus contaminou o mundo e a população vive o isolamento social que só se via na ficção.

Em tempos de pandemia, mestre e aluno experimentam uma nova forma de ensinar e aprender. Com a suspensão das aulas para conter a Covid-19, pedagogos enfrentam mais um desafio do ofício: garantir a aprendizagem a distancia e estimular alunos.

Uma corrente do bem foi criada em todo país e profissionais da educação se mobilizam para manter o calendário escolar, fazendo os ajustes necessários para que o ano não seja perdido.

O dia do Pedagogo foi criado para lembrar o papel da família e da escola no desenvolvimento de crianças e adolescentes. E hoje, devido ao vírus, as famílias estão mais envolvidas no processo de ensino-aprendizagem, o que vem confirmar o propósito da data.

De acordo com Censo da Educação Superior, realizado em 2018, mais de 700 mil estudantes se formaram em pedagogia e o curso está entre os mais concorridos. Apesar do número expressivo de profissionais, a categoria ainda é pouco valorizada.

A ANUP reconhece o trabalho e a dedicação desses profissionais tão importantes na construção de conhecimento e aprimoramento humano.

Aos Pedagogos, todo nosso respeito e agradecimento.

Remodal