Notícias

Img

O Instituto Olga Kos (IOK), a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), a Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP) e o Pátria Voluntária estão recrutando estudantes interessados em participar da coleta de dados primários do Projeto de Pesquisa para o Desenvolvimento de um Índice de Inclusão de Pessoas com Deficiência, instrumento inédito no país que vem sendo desenvolvido pelo Instituto Olga Kos (IOK) desde 2019.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE 

O objetivo do índice é analisar a condição de inclusão de pessoas com deficiência no Brasil, bem como identificar as variáveis que compõem a inclusão deste público para fundamentar a formulação e o monitoramento eficiente de políticas públicas.

“Não temos ainda uma métrica social capaz de medir a inclusão das pessoas com deficiência no país. O índice será importante para preencher essa lacuna”, relata o presidente do IOK, Wolf Kos, ao lembrar que esta temática está sendo muito discutida pela ONU dentro da Agenda 2030, que fala dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

“Apoiar a coleta de dados para o Índice de Desenvolvimento Olga Kos através de alunos voluntários em todo o país é estar ao lado do Instituto Olga Kos em sua missão de desenvolvimento social e inclusão da Pessoa com Deficiência. A ANUP se orgulha de fazer parte desta jornada”, destaca Elizabeth Guedes, presidente da ANUP.

Para participar, os candidatos devem ter, no mínimo, 21 anos completos, estar regularmente matriculado e cursando a partir do 4º semestre nos cursos de graduação nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde ou Engenharia de Produção. Outro requisito será o domínio do pacote MS Office. Quem preencher o formulário deve encaminhar os documentos de comprovação universitária para: nmonaco@iok.company.

Sobre o IOK

Fundado em 2007, o Instituto Olga Kos (IOK) é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve projetos artísticos, esportivos e científicos para atender, prioritariamente, crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual ou física e, também, abre espaço para pessoas sem deficiência em vulnerabilidade social, proporcionando trocas de experiências e a inclusão.

Ao traçar sua rota, o IOK acompanha a trajetória do beneficiário e sua evolução durante a realização das oficinas, adaptando e melhorando as metodologias por intermédio de pesquisas e instrumentos inéditos como o Indicador de Desenvolvimento Olga Kos (Idok) e o Índice Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência Olga Kos (Iniok).

Os principais objetivos dos projetos são: estimular a autonomia e o desenvolvimento social da Pessoa com Deficiência por intermédio de suas práticas; melhorar a qualidade de vida, ampliar os canais de comunicação e expressão dos participantes e desenvolver valores como cooperação e solidariedade.

Remodal