Notícias

Img

Pedro Chaves é o novo imortal da Academia Brasileira de Educação (ABE). Ele foi eleito para ocupar a cadeira nº 32, cujo patrono é o jornalista e escritor Medeiros e Albuquerque. Em 99 anos de história da Academia, o professor de Mato Grosso do Sul é o primeiro do Estado e da Região Centro-Oeste a ocupar um assento na instituição de maior relevância da Educação Nacional.

Nascido em Campo Grande, o professor Pedro Chaves é formado em Economia pela PUC/Campinas (Pontifícia Universidade Católica) e possui pós-graduação em Economia, Gestão Pública, Especialização em Metodologia do Ensino Superior e Formação Universitária. Pedro Chaves foi sócio-fundadores da escola MACE (Moderna Associação Campograndense de Ensino), fundador e reitor da instituição de ensino superior Uniderp e é mantenedor da Faculdade Insted.

O professor Pedro Chaves foi diretor-presidente da Santa Casa de Campo Grande e é conselheiro da Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP). Como senador da República por Mato Grosso do Sul, entre os anos de 2016 e 2019, foi relator da Reforma do Novo Ensino Médio que está em implementação em todo o país

“É um grande orgulho ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Educação, pois é a coroação do trabalho de 50 anos dedicado à Educação. Atuei como professor em todos os níveis de Educação, desde o ensino infantil, fundamental, médio e superior, e inclusive na pós-graduação. Com isso, conheço bem a realidade da nossa Educação. No Senado Federal pude trabalhar em políticas públicas para modernizar o ensino e valorizar a Educação e acredito que irei contribuir ainda como membro da Academia Brasileira de Educação”, comenta o professor.

Pedro Chaves destacou ainda a importância da ABE eleger o primeiro professor do Mato Grosso do Sul como membro efetivo. “Por muitos anos as discussões sobre a Educação ficaram restritas ao eixo Sul e Sudeste. Porém, acredito que é fundamental envolver a participação de educadores de outros estados e regiões neste debate, com suas expertises e conhecimentos”, analisou.

A Academia Brasileira de Educação foi fundada em 15 de outubro de 1924 e é formada por intelectuais, educadores, políticos e filósofos consagrados pelos talentos e experiências na Educação. O principal objetivo da ABE é promover esforços em prol do desenvolvimento e da melhoria da Educação no país.

A posse do professor Pedro Chaves ocorre na próxima segunda, dia 20 de março, às 18h30, na Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa, na Praia do Flamengo, Rio de Janeiro/RJ.

Remodal