Notícias

Img

Será lançada nesta terça-feira, dia 28, a plataforma do Programa Viva Voluntário, do governo federal. O projeto tem vários parceiros, entre eles o Pnud – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, que ficou responsável por operacionalizar o Programa e a Anup – a Associação Nacional de Universidades Particulares – que foi convidada a participar de um dos grupos de trabalho que desenvolve estratégias sobre o tema junto às universidades.
O lançamento será no Palácio do Planalto, às 11hs, e contará com a presença do presidente da República, Michel Temer e da primeira-dama, Marcela Temer.
O voluntariado ganha esse reforço justamente na data em que se comemora o Dia Nacional do Voluntariado. O objetivo do Programa é reunir esforços do setor público, terceiro setor e iniciativa privada no incentivo às boas práticas que façam a diferença na sociedade. A participação das instituições de ensino superior nesse processo é fundamental para estimular o voluntariado entre os futuros profissionais para que entrem no mercado de trabalho mais sensíveis aos problemas sociais e dispostos a ajudar em sua resolução.

Plataforma
A ferramenta vai incentivar as ações de voluntariado pelo país, a partir do momento em que facilita a interação entre quem quer se voluntariar e quem precisa dessas ações, com um canal direto entre os atores desse processo. O projeto tem início em cinco cidades-piloto, Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Salvador e Boa Vista, mas estará acessível a todos interessados no país.

Prêmio Viva Voluntário
Na mesma cerimônia será entregue o Prêmio Viva Voluntário, em sua primeira edição. O prêmio, criado ano passado, incentiva o engajamento social e a participação dos cidadãos em ações que possam transformar a sociedade. Vão receber o prêmio seis entidades e duas lideranças de projetos de voluntariado. Foram inscritas 300 iniciativas, avaliadas pelo Comitê de Avalição do Prêmio, composto por nove membros do Conselho Gestor.

Remodal