Notícias

Img

Um programa criado pela Controladoria Geral da União  (CGU)  visa incentivar o desenvolvimento de uma cultura ética e cidadã entre crianças e jovens . O “Um por Todos e Todos por Um! Pela ética e cidadania tem dez anos e já beneficiou alunos de pelo menos 7 mil escolas no país. Na última sexta-feira (10), a Anup, por meio de sua  gerente de responsabilidade social, Julia Jungmann, foi conhecer o programa.

A CGU já vinha elaborando a ideia de trabalhar esses temas com as escolas. Primeiro criou o concurso de redação e desenho para os alunos do ensino básico. O projeto, que está em sua décima edição, já envolveu mais de 2 milhões e 300 mil estudantes, e teve muito boa aceitação, tanto dos alunos, como das escolas. Depois disso, pensando em ampliar o escopo de atendimento aos jovens, criou o Um por Todos e Todos por Um, em parceria com o Instituto Cultural Maurício de Sousa. 
O programa visa formar estudantes para serem cidadãos conscientes, conhecedores de seus deveres e capazes de lutar por seus direitos. Também auxilia no desenvolvimento da democracia e na convivência social nas instituições de ensino e nas comunidades.

O programa é aplicado durante seis meses para os alunos dos quarto e quinto anos, mas vai passar por reformulações para atender especificamente o quinto ano. A CGU fechou uma parceria com o MEC para trabalhar os conteúdos das revistas alinhados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, o material produzido pode ter uma linguagem mais adequada e ser melhor aproveitado pelos estudantes. O “Um por Todos e Todos por Um! Pela ética e cidadania trabalha a auto estima, respeito ao próximo, ética ,cidadania e controle social.
Em julho deste ano foi publicada pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União uma portaria (nº 1.840)  que amplia o escopo do programa, para que não apenas as escolas possam ter acesso ao programa. Os interessados devem arcar com os custos da impressão do material e logística necessária, enquanto que a CGU fica responsável por fornecer o material para a impressão.
Esta janela permite, inclusive, que outras instituições possam participar do programa, por exemplo, uma igreja que queira distribuir o material para alguma escola de alguma comunidade. universidades também podem fazer parte, seja levando o Um por Todos e Todos por Um para os cursos de pedagogia (onde os alunos podem trabalhar com o material do programa durante seus estágios obrigatórios), para escolas que algumas universidades têm ou ainda adquirir o material para doar para escolas no entorno da Instituição de Ensino Superior.

Remodal