Notícias

Img

Com o surgimento da pandemia da Covid-19, em 2020, o mundo mudou muito em pouco tempo. Dessa forma, demandas que já existiam se fizeram ainda mais necessárias, principalmente na área da saúde. Assim, as graduações em Medicina e Enfermagem – já muito procuradas antes mesmo do combate ao coronavírus – se tornaram graduações ainda mais procuradas por estudantes.

“A área de saúde, entre todas as profissões, foi a que esteve mais envolvida no combate à pandemia”, avalia a Profª. Dra. Ivete Palmira Sanson Zagonel, Diretora Acadêmica da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP). “A complexidade, o desconhecimento inicial e as estratégias – que foram se delineando com a evolução da pandemia – foram indicando caminhos aos profissionais da área de saúde para que se fortalecessem na união de esforços para o julgamento de cada situação”.

Esses aspectos, ressalta a diretora, exigiram uma dedicação incansável dos profissionais da área de saúde, dando maior visibilidade às ações imprescindíveis de cuidado ao ser humano, responsabilidade dos profissionais de Enfermagem e Medicina.

Mercado de trabalho tem oportunidades para diferentes níveis

O mercado de trabalho na área de saúde – especialmente em Medicina e Enfermagem, como destacado – tem oportunidades para cargos de diferentes níveis: desde a dirigir um serviço hospitalar, coordenação de áreas técnicas e de gestão, à direção de unidades de Atenção Básica de Saúde, clínicas e núcleos de pesquisa, entre outros.

“O futuro vai, cada vez mais, exigir profissionais como farmacêuticos e biomédicos, preparados para contribuir com a ciência no Brasil e fora do país”, pondera Ivete. “Destaca-se, ainda, o psicólogo, um dos profissionais que esteve presente na pandemia com grande relevância para apoio e acompanhamento da saúde mental deste momento ímpar”.

Estrutura tecnológica para simulação de situações práticas da Saúde

A FPP já utiliza recursos de simulação, como manequins de alta fidelidade, para aulas em que é necessário simular situações reais da prática da área de cuidado com pacientes. Assim, busca-se um desenvolvimento de habilidades que tem como objetivo a formação generalista, ou seja: uma aptidão holística dentro da saúde, trazendo o que há de melhor em tecnologia para capacitação dos estudantes.

Ambiente virtual de aprendizagem é aliado do curso presencial

Na FPP, os alunos da saúde têm o curso de forma presencial, mas com um aliado importante: o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que funciona como um suporte às aulas. Com postagens de materiais e feedback aos estudantes, entre outras finalidades, a Faculdade pôde prosseguir com o ensino de forma remota mesmo durante o período de suspensão das aulas presenciais de Ensino Superior, que ocorreu em 16 de março de 2020.

“O corpo docente e estudantes necessitaram ser capacitados para esta nova modalidade e ainda existe este modelo de ensino. Agora, com o retorno do ensino presencial, temos aulas práticas em pequenos grupos, sempre atendendo às recomendações sanitárias estaduais e municipais”, ressalta Dra. Ivete.

Desta maneira, destaca Dra. Ivete, a graduação se ajustou às melhores possibilidades de ensino possíveis durante esse período de restrição.

Estudante de saúde já pode começar a trabalhar e estagiar durante a formação

Os estudantes da área de saúde podem trabalhar ou fazer estágio não curricular remunerado já durante a formação, uma forma de antecipar a sua entrada no mercado de trabalho. Desde o segundo período, já é possível buscar vagas nos serviços, as quais são selecionadas dependendo da expertise que a formação já lhe proporcionou.

“São vários cargos que o estudante pode trabalhar: desde iniciar com a recepção de um serviço de saúde até entrar na atuação direta de cuidado ao paciente. São inúmeras possibilidades”, pondera Dra. Ivete. “E a FPP é parceira em todo esse processo: temos infraestrutura preparada a dar a melhor formação e nossos laboratórios propiciam experiências de simulação para a preparação prática, trazendo um conhecimento prévio que será crucial na entrada para o mercado de trabalho”.

Fonte: G1 Nacional

 

Remodal