Notícias

Img

O tema da primeira infância tem recebido cada vez mais apoio, não só de governos, como de entidades educacionais. Várias ações exemplificam isso, como o programa Primeira Infância, que ganhou reforço no atual governo; o programa Instituição Parceira da Primeira Infância, da ANUP, tem recebido adesão das IES que devem colocar em suas grades curriculares a disciplina desenvolvida pela Associação, em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

Esse tema não é só de interesse do Brasil, como de outros países, como demonstrou o Seminário Internacional da Primeira Infância, realizado em Brasília, nos dias 12 e 13 de março. Entre os atores brasileiros que têm desenvolvido ações nesta área está a Fundação Pitágoras, braço social do grupo Kroton. Segundo sua presidente, Helena Neiva, a primeira infância não é só uma pauta brasileira, mas de todo o mundo. Ela cita o Programa Criança Feliz como exemplo de impacto social, uma vez que mais de meio milhão de crianças no país são atendidas diariamente.

Helena Neiva falou ainda sobre a disciplina ofertada pela ANUP à suas associadas e que o grupo Kroton vai oferecer em sua grade curricular, não só para as licenciaturas, mas também para os cursos na área de saúde. “Essa disciplina é importante para qualquer graduação. É preciso toda uma aldeia para educar uma criança. Independentemente da sua área de conhecimento, da sua área de atuação, você tem que saber como aproveitar essa janela preciosa e como estimular as crianças que estão a seu redor, pode ser da sua família, pode ser da sua comunidade, pode ser da sua empresa. Então é uma disciplina universal que todo o ser humano tem obrigação de saber”, concluiu ela.

A Fundação Pitágoras tem um trabalho intenso na área da primeira infância. Um dos projetos leva esse tema para as escolas públicas para que tanto a comunidade escolar, como lideranças comunitárias, conheçam e possam investir na primeira infância. Além disso, a Fundação vai realizar um trabalho direto com a prefeitura de Belo Horizonte (MG), onde alunos e coordenadores do grupo Kroton vão poder orientar e auxiliar crianças e suas famílias das creches conveniadas ao poder municipal. “Este trabalho mostra que a intersetorialidade é fundamental, em um trabalho com diversos atores como governo, iniciativa privada e terceiro setor. Se não for assim, não haverá avanços”, finaliza Helena Neiva.

Referência: ANUP

Remodal