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Estudantes do primeiro semestre do curso de Direito da UNIFENAS, em Alfenas (MG), desenvolveram trabalhos voltados às questões ligadas à Primeira Infância que serão utilizados para subsidiar a implantação do Plano Municipal da Primeira Infância implantado pela prefeitura da cidade.

A atividade marcou o encerramento das disciplinas Atividades de Extensão I e II, ministradas pela professora Mônica Duhart, nos turnos diurno e noturno. Segundo a professora, a escolha dos temas partiu dos próprios estudantes, após a análise de três observatórios indicados por ela.

Durante os meses de fevereiro a julho deste ano, os alunos dedicaram-se a coletar dados sobre quatro subtemas relacionados ao tema principal. A turma foi dividida em oito grupos e cada um trabalhou em duas escolas da cidade.

Os trabalhos abordam a relação entre Primeira Infância e Direitos da Mulher, Cidadania e Ressocialização. Nas pesquisas, os estudantes se debruçaram a coletar e analisar informações como frequência escolar, acessibilidade e alimentação em creches municipais, licença maternidade e amamentação, saúde bucal, agressão física e abuso infantil, entre outros.

“A cidade de Alfenas é uma das poucas que tem um Plano Municipal da Primeira Infância e, para atingir os objetivos estipulados, vai ser necessário criar uma base de dados. O trabalho desses alunos vem com esse propósito, consolidando o papel que a universidade tem de exercer um papel ativo nas decisões da comunidade e provocar mudanças”, afirma Mônica.

AMPLIAÇÃO

O Plano Municipal de Primeira Infância de Alfenas foi aprovado em dezembro de 2022 com estratégias e ações que serão desenvolvidas até 2030. Os dados levantados pelos estudantes alimentarão um aplicativo e um site criados para essa iniciativa.

Os trabalhos já foram apresentados à prefeitura. A parceria entre as entidades continuará no próximo semestre, quando o número de trabalhos deve ser ampliado.

“O resultado foi muito gratificante: primeiro, pelo grande envolvimento dos estudantes, que ficaram sensibilizados e já manifestaram interesse em se aprofundar no tema Primeira Infância. Também é satisfatório, para mim e para eles, ver um trabalho ir além da sala de aula, tendo um propósito, uma aplicação, uma contribuição para ajudar as crianças da cidade”, comemora a professora.

A UNIFENAS, que é associada à ANUP, colocou a Primeira Infância no projeto acadêmico da instituição. O tema está inserido em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A universidade também oferece o curso “O Desenvolvimento na Primeira Infância”, elaborado pela Associação em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e com o apoio da Fundação Bernard van Leer.

“Estamos felizes e orgulhosos em perceber como essa parceria entre a ANUP e a UNIFENAS tem mobilizado os estudantes e gerado resultados tão positivos. Os trabalhos desenvolvidos por eles, certamente, exercerão uma importante contribuição para as políticas que a cidade está desenvolvendo na Primeira Infância”, afirma Júlia Jungmann, Gerente de Responsabilidade Social da ANUP.

Confira os trabalhos, na íntegra, abaixo:

Outros trabalhos desenvolvidos pelos estudantes da UNIFENAS com o tema Primeira Infância podem ser acessados aqui.

Remodal