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Sempre atenta às novidades e tecnologias na área da educação, a Universidade de Araraquara (Uniara) adotou a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). A coordenadora pedagógica e o chefe do Departamento de Ciências da Administração e Tecnologia (CAT) da instituição, Mônica Pereira e Eduardo Rois Morales Alves, falam sobre a novidade que, em 2022, será implantada inicialmente nos cursos de Administração, Engenharias Agronômica, de Computação, de Produção, Civil e Elétrica, Sistemas de Informação, Psicologia e Arquitetura e Urbanismo.

“Trata-se de uma metodologia ativa de aprendizagem que tem o objetivo de promover uma formação prática ao aluno. A gente sai do mundo das ideias para mostrar a ele como aquilo que aprende será, de fato, aplicado. Em algumas disciplinas específicas, os estudantes irão solucionar problemas autênticos e reais, como avaliar a estrutura comercial de uma empresa e construir seu projeto de expansão; avaliar a viabilidade técnica de uma construção residencial, e criar um processo de recrutamento e seleção para uma empresa real. Da mesma forma que vai acontecer lá na frente, quando o profissional estiver formado, o aluno terá toda a experiência realista do que o espera na profissão que escolheu”, explica Pereira.

Ela comenta que a ABP traz muitas vantagens para a formação. “Dentre elas, estão o aumento de rendimento do estudante; uma aprendizagem mais efetiva e prática; a construção de um currículo e portfólio de trabalho ainda durante a graduação, e o contato do estudante, desde cedo, com o mercado. Ele já tem a chance de construir um networking muito importante para a inserção no mercado de trabalho. A Uniara entende que os ambientes de ensino e profissional mudaram de forma acelerada. Por isso, nós nos transformamos também”, destaca Pereira.

Alves revela que a ABP começa a ser aplicada nos nove cursos, “mas a intenção da Uniara é levar essa metodologia ativa a todas as graduações e pós-graduações da instituição”. “Em um primeiro momento, ela será inserida em algumas disciplinas de primeiro e terceiro semestres. A ABP tem muito dessa questão de simular, ainda nos mantos escolares, na universidade, as situações práticas do mercado de trabalho. Quando o estudante for para o mercado, terá toda a competência e um know-how de situações práticas no ambiente”, diz o professor.

Inovar, na Uniara, “é levar à relação ensino-aprendizagem uma metodologia interativa, uma aula mais prática e aplicada, na qual o aluno enxergue, já desde o primeiro ano, o contato com a realidade profissional, com as exigências e com a prática que ele encontrará no mercado de trabalho”, segundo Alves.

Pereira aproveita para ressaltar que a inovação aplicada, na universidade, não fica só no modelo pedagógico. “A instituição agora conta com um Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo, no qual o estudante terá um espaço de coworking, oficina completa com várias ferramentas para construção e prototipagem de produtos, salas de aula interativas e espaço de brainstorming. Aliás, como a instituição conta com vários cursos na área da saúde, dentro do Núcleo foi construído um centro de simulação completo, para dar a vivência realista da prática profissional em todas as áreas de formação”, finaliza.

Remodal