Notícias

Img

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) da Universidade Paulista (UNIP).

São oferecidos ao todo seis programas, sendo cinco deles ministrados no campus Indianópolis, localizado na capital paulista, e um mestrado no campus Ribeirão Preto, interior do estado:

  • Mestrado e Doutorado em Administração
  • Mestrado e Doutorado em Comunicação
  • Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção
  • Mestrado e Doutorado em Odontologia
  • Mestrado e Doutorado em Patologia Ambiental e Experimental
  • Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental

Para participar do processo seletivo, o candidato deve inscrever-se até o dia 31 de maio aqui.

O processo seletivo será realizado em três etapas: a primeira, eliminatória, é composta da inscrição com envio da documentação completa, no prazo estipulado, e pagamento do boleto bancário; a segunda etapa engloba a prova escrita; e a terceira última etapa constitui-se de uma entrevista.

Mais informações pelo e-mail posbacelar@unip.br ou pelo telefone (11) 5586-4144.

PÓS-GRADUAÇÃO

A pós-graduação stricto sensu da UNIP resulta em um ensino de alto padrão e de acordo com as normas estipuladas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelo Conselho Nacional de Educação e sua Câmara de Ensino Superior. Atualmente, conta com cinco Programas de Mestrado Acadêmico, cinco Programas de Doutorado Acadêmico, um Programa de Mestrado Profissional e 53 Grupos de Pesquisa cadastrados e certificados no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil no site do CNPq, sendo 10 em Ciências Exatas e Tecnologia, 10 em Ciências Humanas, 23 em Ciências da Saúde e 10 em Ciências Sociais e Comunicação.

A UNIP entende a pós-graduação e a pesquisa como processos de qualificação do ensino e das práticas extensivas, uma vez que os métodos científicos instrumentalizam o acadêmico a descobrir e a entender a realidade, permitindo sistematizar o conhecimento para mudar o entorno social em que se encontra.

Em 2022, seus Programas de Doutorado e Mestrado em Administração e em Odontologia conquistaram nota 5 em avaliação quadrienal da CAPES, conceito que corresponde a ótimo desempenho.

O alcance dessa pontuação enobrece a Universidade, pois a avaliação da CAPES é detalhada e criteriosa. Segundo dados expressos à época no site da instituição, o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) pode ser dividido em dois processos que dizem respeito à entrada e permanência dos cursos de mestrados e doutorados.

“Os processos são conduzidos com base nos fundamentos de reconhecimento e confiabilidade, fundamentada na qualidade assegurada pela análise dos pares; nos critérios debatidos e atualizados pela comunidade acadêmico-científica a cada período avaliativo; na transparência firmada na ampla divulgação das decisões, ações e resultados no site da CAPES e nas páginas das áreas de avaliação”, informa o texto.

“O investimento em pós-graduação e pesquisa fomenta a procura de novos parâmetros institucionais na persecução de seus objetivos e finalidades, tanto no ensino quanto na extensão, ao mesmo tempo que contribui para a formação de profissionais autônomos, com capacidade crítica e criativa diante das circunstâncias que possam encontrar no cotidiano de sua vida profissional”, explica a professora doutora Marina Soligo, vice-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP.

Remodal