Notícias

Img

A Universidade de Sorocaba (Uniso) sedia o XIV Fórum dos Executivos Financeiros para as Instituições de Ensino Privadas do Brasil (FinancIES). O evento aconteceu nesta quinta (25/11) e sexta-feira (26/11) online e também presencial.

A ideia do Fórum é discutir o novo cenário de modelos de negócios e de geração de receitas em transformação em diversos setores, principalmente no educacional. “O propósito do Fórum é a troca e discussões. Esse ano estamos discutindo como as instituições de ensino podem cooperar com as startups de educação”, explica Jeferson Vinhas, CFO da UniCesumar.

Atualmente, o Brasil tem cerca de 2.300 instituições de ensino privadas. Durante 14 anos de existência, o Fórum já reuniu milhares de executivos da área em diversos estados e cidades do país, mas pela primeira vez, o evento acontece de forma híbrida. “A Uniso é a primeira instituição que participa produzindo o evento de forma simultânea: online e presencial. Isso aconteceu porque fizemos em julho um evento aqui na cidade que foi muito bem-sucedido e fomos convidados a sediar o evento presencial. Então está sendo muito bom, porque a gente ajuda e a Universidade fica mais visível para os colegas”, ressalta Rogério Profeta, reitor da Uniso.

De acordo com Vinhas, a Universidade de Sorocaba foi escolhida por ser um exemplo de instituição na região e também no Brasil. “A Uniso é uma referência não só local, mas uma referência nacional. A decisão também tem a participação do professor Profeta, ele está desde a primeira edição, que foi há 14 anos. A primeira edição tinha 43 executivos e o Profeta era um deles e desde lá, ele nos acompanha. Além disso, a ideia de participar dentro de uma instituição de ensino é para que os executivos conheçam um pouco da realidade da instituição e a Uniso tem vários cases interessantes que inspiram outras instituições a fazerem o mesmo”.

Além do tema central “EdTechs e Instituições de Ensino: quero cooperação ou competição”, com a participação do vice-presidente da Quero Educação, Marcelo Lima, e o CTO da Funcional Health Tech, Bruno Machado, a programação traz o debate sobre “Perspectivas para o Mercado de Trabalho”, com o CEO do Banco XP S.A., José Berenguer, “Agenda Estratégica para a Educação 2022 – FIES, Prouni, Reforma Tributária e muito mais”, sob o comando da presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), Elizabeth Guedes, “Do Milhão ao Zero”, com Edisio Pereira Neto, CEO do Zro Bank, entre outros assuntos, principalmente relacionados às perspectivas da educação no período pós-pandemia.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul online

Remodal