Notícias

Img

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae revelou que 6 de cada 10 alunos do ensino superior têm ou desejam abrir um negócio próprio. O empreendedorismo jovem é também tema da Semana Global de Empreendedorismo que começa nesta segunda-feira, 5, e vai até a próxima sexta-feira, 9 de novembro, em todo Brasil e em outros 170 países do mundo.

Os números da pesquisa mostram que os jovens universitários estão cada vez mais interessados no empreendedorismo, como é o caso da estudante de Marketing Digital Luciana Jaber que fez do artesanato seu ganha pão. Luciana é dona do “Lú Jaber Ateliê Criativo” que vende cursos de artesanato e costura e outros produtos. “Eu sempre gostei do artesanato, mas foi na faculdade que eu despertei para a questão do empreendedorismo, eu entendi que poderia viver daquilo e também ensinar outras pessoas”, revelou.

Já a coordenadora do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae, Rejane Risuenho, defende que o empreendedorismo seja tema recorrente nas universidades e também uma saída para a falta de empregos no mercado formal. “Em todos os países desenvolvidos as universidades estão diretamente ligadas com o mundo empresarial e no Brasil essa também pode ser uma saída para momentos de crise econômica, como a que passamos agora”, defendeu.

Para o estudante do curso de Línguas Estrangeiras, Nyk Andrade, que abriu uma microempresa em sociedade com a namorada Beatriz Amâncio, no ramo de produtos naturais, é preciso estar atento às demandas do mercado ao apostar no negócio próprio “Nós erramos muito no começo, mas fomos adaptando nossos produtos e embalagens as necessidades dos clientes e assim fomos melhorando nosso negócio”, confessou.

Apesar das dificuldades que enfrentou no início do empreendimento, Nyk incentiva outros jovens a se tornarem microempreendedores. “Os jovens precisam seguir seus sonhos, acreditar neles, mesmo que o negócio próprio surja por uma necessidade, surja no quintal de casa, se você vê futuro naquilo, se acredita e sente paixão, vá atrás e se especialize, porque vale a pena ter o seu negócio próprio”, defendeu.

Na abertura da Semana Global de Empreendedorismo que acontece na tarde desta segunda-feira, em Brasília, o Sebrae vai mostrar os resultados e as conclusões da pesquisa sobre o perfil do jovem empreendedor brasileiro, que é o tema da edição de 2018. A abertura acontece às 18h00 na sede nacional do Sebrae em Brasília (DF).

Remodal