Notícias

Img

A Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu), o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Noroeste do Estado do Paraná (Sinepenopr), a Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) e a Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup) assinaram moção de apoio à nomeação da professora Doutora Cláudia Mansani Queda de Toledo à presidência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Leia a íntegra do documento:

MOÇÃO DE APOIO A NOMEAÇÃO DA PROFA. DRA. CLÁUDIA MANSANI QUEDA DE TOLEDO À PRESIDÊNCIA DA CAPES/MEC

Nós, setor privado da sociedade e, sobretudo, da Educação brasileira, expressamos nosso sentimento de satisfação pela nomeação de mais uma mulher – agora da área do direito, para a gestão da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). E, logo ao chegar, Profª. Dra. Cláudia divulgou uma Carta de Intenções, com 10 principais pontos de atuação, todos eles relacionados às inquietações do setor acadêmico, demonstrando sua enorme disposição de realizar uma gestão competente e profícua à frente desta relevante fundação pública.

Ressalte-se que a função precípua da CAPES é a de gestão, pois se trata de um órgão da administração pública.

A administração é composta por órgãos colegiados da mais alta qualidade, tanto do setor acadêmico quanto da Educação Básica. Destacamos as composições dos Conselhos Técnico-científicos da Educação Superior (CTC-ES) e da Educação Básica (CTC-EB), quanto da administração, controle e fiscalização das ações da própria instituição, atribuição do Conselho Superior da CAPES, composto por profissionais reconhecidos da educação, como da sociedade civil e acadêmica. No caso do CTC-ES, cumpre ressaltar que este órgão colegiado avalia, dentre outras questões, todas as propostas de criação de cursos de Mestrado e Doutorado nas instituições de ensino superior brasileiras que, após aprovadas, são submetidas à análise do Conselho Nacional de Educação e, finalmente, à homologação do Sr. Ministro da Educação. Também é de responsabilidade dessas mesmas autoridades, em conjunto, o resultado das avaliações de todos os cursos de pós-graduação stricto sensu do país, trabalho já empreendido pela CAPES desde 1976, reconhecido e referência em nível internacional.

Ressalta-se, ainda, que todos os conselhos da CAPES são constituídos por profissionais destacados em suas áreas de atuação, sendo pesquisadores e especialistas das diversas áreas, altamente qualificados e competentes para auxiliar a CAPES, o MEC e o Brasil na promoção do desenvolvimento acadêmico- científico e, por consequência, social.

Assim, queremos deixar registrado nosso apoio à nova Presidente da CAPES, esperando dela uma gestão competente e transparente, promotora de sincero diálogo com a comunidade acadêmico-científica de modo a buscar, entrelaçados, a integração de mais recursos aos nobres fins da instituição, bem como o aperfeiçoamento de seus projetos e de suas ações.

Pertencendo a um grupo educacional privado existente há 55 anos, dedicando-se à pós-graduação – inclusive com Doutorado em Direito, Profª. Dra. Cláudia herdou a cultura da pesquisa acadêmica. Enquanto Presidente da CAPES, seu principal trabalho é o de gerir, usando a capacidade de interagir com todos os atores de maneira isonômica e igualitária.

Desejamos à Profª. Dra. Cláudia muito sucesso na condução da CAPES e na continuidade do crescimento e do fortalecimento da pós-graduação, das instituições de pesquisa e de ciência e, sobretudo, do Brasil, pátria amada!

Remodal