Notícias

Img

A Prefeitura de Patos, município do interior da Paraíba, realizou na última terça, 6 de Junho, um seminário sobre a Primeira Infância. O evento marcou a aula inaugural do curso “O Desenvolvimento na Primeira Infância”, fruto de uma parceria com a Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP).

A secretária de Desenvolvimento Social do município, Helena Wanderley, explicou que o curso é voltado para os servidores públicos das áreas de Saúde, Educação, Assistência Social e demais secretarias. Para ela, esta é mais uma iniciativa que enfatiza a temática voltada para os cuidados com as crianças de 0 a 6 anos.

“Fortalecer a Primeira Infância por meio de formações, palestras para todo o município, não só para os servidores, mas também abrindo espaço para que outras pessoas e instituições possam se sensibilizar com a causa, é uma meta do Programa PAI e também uma meta do Marco Legal da Primeira Infância”, comentou.

Helena também destacou a parceria com a ANUP e a Fundação Bernard van Leer, que são referência em formações voltadas ao fortalecimento das políticas públicas da Primeira Infância.

Saiba aqui como levar o curso “O Desenolvimento na Primeira Infância” para sua organização.

O evento também contou com a participação dos alunos e professores do curso de Pedagogia da UNIFIP. O grupo teve a oportunidade de discutir as principais necessidades das crianças como políticas públicas.

“Esse olhar diferenciado para a Primeira Infância nos despertou dentro da Pedagogia. Esta é uma temática que deve ser abordada com ênfase dentro da grade curricular do curso, pois é na Primeira infância que tudo tem um desenvolvimento”, enfatizou a coordenadora do curso de Pedagogia, Alba Gean Palmeira.

A aula inaugural foi ministrada pela doutora em educação Ana Marta Aparecida de Souza, que representou a ANUP no evento. Ela ressaltou que o curso trata de conhecimentos diversos sobre o desenvolvimento na primeira infância, com a proposta de mobilização e de estudos aprofundados para o entendimento do funcionamento cerebral das crianças de 0 a 6 anos.

O conteúdo tem o objetivo, ainda, de reforçar ainda mais as ações intersetoriais voltadas para a melhoria dos trabalhos de atenção à Primeira Infância.

O curso “O Desenvolvimento da Primeira Infância” terá início na próxima segunda, 12, de forma online. Nele, serão abordados conceitos relativos à Primeira Infância e atuação profissional.

Entre os pontos abordados estão marcos legais e legislação, a influência dos espaços físicos e cidades, neurociência, comportamentos infantis, cuidados e vínculos afetivos, o papel das políticas públicas e educação infantil nessa fase da vida.

Remodal