Notícias

Img

Do segundo semestre de 2022 até o mês de maio deste ano, a Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP) fechou novas parcerias para oferecer o curso “O Desenvolvimento na Primeira Infância” gratuitamente. Com os acordos mais recentes, já são 18 o número total de entidades que estão disponibilizando as aulas.

As parcerias asseguram a disponibilização do material nas plataformas de educação continuada de Instituições de Ensino Superior (IES), empresas privadas, organizações do Poder Público e da Sociedade Civil (OSC) sem qualquer custo. O objetivo da ANUP é contribuir com a formação de professores, educadores, estudantes, servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada e outros profissionais interessados na Primeira Infância.

Dentre as novas parceiras estão as prefeituras de Caruaru, em Pernambuco, e Mogi das Cruzes, São Paulo, e a Secretária de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (SEAS) do Governo do Estado de Rondônia. Universidade Brasil, UNIESP, UNASP, UNISA e FMU também firmaram parceria para a oferta do curso.

CONSCIENTIZAÇÃO

Em Caruaru (PE), o curso será oferecido aos servidores municipais que trabalham na área de Assistência Social, Educação e Saúde do município. De acordo com Andreza Ferreira, gerente de Projetos Especiais da Prefeitura, a ideia é que a formação contribua para a melhoria do atendimento e da prestação dos serviços públicos às crianças da cidade.

“A Primeira Infância é a principal fase da vida, pois as vivências do período impactam a qualidade de todo o percurso da existência humana. Logo, o curso ofertado pela ANUP para o Município de Caruaru é uma oportunidade de construção de bases sólidas de conhecimento para nossos servidores. O objetivo é que eles atendam e trabalhem de forma ainda melhor em ações em prol das crianças, em prol da vida”, destaca Andreza.

Na cidade paulista de Mogi das Cruzes, o curso terá uma abrangência ainda maior uma vez que a prefeitura integra a Rede Urban95. Trata-se de uma iniciativa da Fundação Bernard Van Leer (também parceira da ANUP) que visa incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade, nos programas e serviços destinados a este público.

“Mogi das Cruzes é uma cidade “Urban95″ e estabeleceu como prioridade o desenvolvimento da Primeira Infância. A oportunidade de conhecimento que a ANUP está nos proporcionando através deste curso será fundamental para criarmos um ambiente ainda mais favorável para que as crianças possam se desenvolver e contar com o apoio integral de seus cuidadores”, reconhece Claudio Rodrigues, secretário de Urbanismo.

Em Rondônia, o objetivo é reforçar o treinamento e a conscientização dos servidores públicos que lidam diretamente com as crianças nessa fase da vida para que as ações e projetos voltados a elas sejam ainda mais efetivos.

“Essa parceria com a ANUP é muito significativa porque quanto mais pessoas, no nosso estado, souberem a importância da Primeira Infância, melhor atenderemos nossas crianças com ações eficazes de proteção, de cuidados e de oportunidades”, afirma Luana Rocha, Secretária de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social.

DIFUSÃO DO TEMA

Também já estão com a parceria firmada os grupos COGNA e YDUQS, UDF e SESI, que já tinham participado do projeto na fase piloto, em 2022.

“Estamos muito felizes com o feedback positivo sobre o curso e com o apetite de instituições de diferentes setores em capacitar seus alunos/servidores sobre o tema da Primeira Infância. Isso demonstra o reconhecimento gradualmente crescente da sociedade sobre a importância em tratar essa fase da vida como prioridade para o desenvolvimento de uma sociedade menos desigual e mais saudável em todos os aspectos”, afirma Júlia Jungmann, Gerente de Responsabilidade Social da ANUP Social.

O curso “O Desenvolvimento na Primeira Infância” é resultado de um trabalho desenvolvido pela ANUP Social, frente de Responsabilidade Social da ANUP, durante os anos de 2020 e 2021. O projeto surgiu em meio à pandemia de COVID-19, quando da execução de outra iniciativa, o “I Desafio Universitário pela Primeira Infância”.

A atividade foi realizada de maneira 100% online e mobilizou cerca de 1.200 professores e estudantes das IES associadas a pensarem em soluções para as crianças pequenas e seus cuidadores.

“Como a formação ofertada durante o projeto foi muito bem recebida por todos, percebemos que poderíamos levá-la a mais pessoas ao redor do Brasil. Então, decidimos elaborar um curso para ser oferecido em qualquer lugar do país”, acrescenta Júlia.

DISPONIBILIDADE

Todo o material foi desenvolvido pela ANUP Social com o apoio da da Fundação Bernard van Leer e cooperação técnica da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. O curso está disponível nas versões assíncrona ou síncrona com tutoria.

Durante a fase experimental do projeto, o conteúdo foi validado por mais de 50 mil pessoas, dentre estudantes, professores e servidores públicos.

O objetivo é que o curso seja incorporado às plataformas de educação continuada ou aperfeiçoamento profissional. Ele pode ser ofertado como curso de extensão, atividade complementar ou disciplina curricular na modalidade Educação a Distância (EaD).

Para também oferecer a formação em sua organização, basta entrar preencher o formulário disponível aqui. Quaisquer dúvidas ou informações adicionais podem ser solicitadas pelo e-mail anupsocial@anup.org.br.

Foto: FreePik

Remodal