Notícias

Img

A pesquisa PoderData – feita pela divisão de estudos estatísticos do veículo de comunicação Poder360 – revelou que a maioria da população brasileira (59%) é favorável a cotas para negros nas universidades públicas. Apenas 26% são contra. Por telefone, 2.500 pessoas foram entrevistadas entre os dias 9 a 11 de novembro, em 501 municípios e nos 27 estados.

Os mais ricos, que ganham mais de 10 salários mínimos, são os mais favoráveis às cotas. Já as pessoas que contam com ensino superior representam 37% e os que ganham de 5 a 10 salários mínimos (36%) são os mais contrários.

As cotas são modelos de ações afirmativas que têm como objetivo diminuir a desigualdade socioeconômica e educacional. No Brasil, a Universidade de Brasília foi a primeira a usar o sistema de cotas raciais, em 2004.

Atualmente, todas as instituições de ensino do país são obrigadas por lei a reservar pelo menos 50% de suas vagas a estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Normalmente, dentro dessas vagas, há subdivisões – destacando-se reservas também para pretos, pardos e indígenas.

Com informações do portal Poder 360.

Remodal