Notícias

Img

A falta de infraestrutura digital se mostrou ainda mais grave no país durante a pandemia. Um estudo da Preply – plataforma de ensino online – mostra que o Brasil ocupa o último lugar no número de cursos a distância ofertados e no penúltimo lugar geral. Os dados analisaram a infraestrutura digital, o mercado de ensino a distância e o acesso a computadores em 32 países.

Apesar de ter o segundo maior mercado de estudantes – mais de 52 milhões, ficando atrás apenas dos Estados Unidos com 77 milhões – o Brasil tem o menor número de cursos de ensino a distância. Oferece apenas quatro cursos online de ensino superior, o menor número da lista, comparado com os 9.303 cursos disponíveis nos EUA. O que confere ao país a 31°posição no índice geral, ficando à frente apenas da Rússia, apesar de ter o menor acesso a computadores e internet banda larga mais lenta.

Por aqui, os tutores de cursos online ganham apenas R$ 24,39 por hora, em comparação aos R$ 98,60 pagos pelos americanos. O objetivo do estudo foi registrar como o acesso à educação digital é distribuído de forma desigual e que há grandes oportunidades de investimentos na infraestrutura digital necessária para uma mudança nacional para o aprendizado online

Remodal