Notícias

Img

Os Pesquisadores Institucionais (PI) das Instituições de Educação Superior (IES) já podem fazer a atualização do cadastro no sistema do Censo da Educação Superior 2018. Todas as universidades federais, institutos e centros tecnológicos federais, faculdades federais e demais Instituições de Educação Superior – sejam elas estaduais, municipais, privadas ou especiais – deverão declarar seus dados. O prazo para atualização vai até 31 de janeiro de 2019.

O PI deve ser indicado pela IES e será o representante oficial da instituição de ensino junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O pesquisador será o responsável pelo preenchimento dos questionários eletrônicos no Sistema do Censo da Educação Superior, que será aberto em 14 de janeiro, mesma data de início da coleta de dados por digitação nos questionários eletrônicos e por importação de dados pela Internet. A coleta termina em 26 de abril de 2019.

O período de verificação da consistência, conferência, ajustes e validação dos dados coletados irá de 29 de abril a 7 de junho; enquanto o período de consolidação e homologação dos dados está previsto para 10 de junho a 5 de julho. O Inep terá de 8 de julho a 6 de setembro para preparar os dados. A divulgação do Censo da Educação Superior está agendada para 19 de setembro.

Censo da Educação Superior – Realizado anualmente pelo Inep, o Censo da Educação Superior é pré-requisito para a expedição de atos regulatórios e participação das IES em programas do Ministério da Educação, como o Prouni, o Fies e as bolsas da Capes. Ele também subsidia a avaliação, a supervisão e o cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos (IGC), indicadores da qualidade da Educação Superior. Os dados do Censo da Educação Superior também compõem o Indicador Aluno Equivalente – Graduação, utilizado para a distribuição de recursos orçamentários para as universidades federais.

Fonte: Ascom/INEP

Remodal