Notícias

Img

O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) será o ministro da nova pasta da Cidadania, que será criada pelo novo governo. O ministério vai fundir as atribuições dos ministérios do desenvolvimento Social, do Esporte, da Cultura, além da Secretaria Nacional de Política sobre Drogas (Senad), vinculada atualmente ao Ministério da Justiça.

O Ministério da Cidadania receberá ainda parte da Secretaria Nacional de Polícia sobre Drogas (Senad). De acordo com Osmar Terra, sua pasta vai coordenar as ações de tratamento e acolhimento de dependentes químicos, enquanto o Ministério da Justiça permanecerá com as atribuições relacionadas ao controle, fiscalização e combate ao tráfico de entorpecentes.

Durante sua gestão frente ao Ministério do Desenvolvimento Social, Osmar Terra deu prioridade às questões da primeira infância. Criou o programa Criança Feliz, que tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das famílias com crianças entre zero e seis anos. Por meio de visitas domiciliares, as equipes do Criança Feliz fazem o acompanhamento e dão orientações para fortalecer os vínculos familiares e comunitários, além de estimular o desenvolvimento infantil.

Osmar Terra também deu apoio ao projeto que foi elaborado junto com a Associação Nacional das Universidades Particulares – ANUP, e o Ministério da Educação e que originou o programa Instituição Parceira da Primeira Infância. O projeto foi criado como instrumento de promoção de atividades acadêmicas voltadas para o desenvolvimento da primeira infância nas Instituições de Ensino Superior.

Osmar Terra já adiantou que esse tema continuará entre suas prioridades no novo ministério. Ele afirmou que todos os programas que hoje estão sob responsabilidade da pasta vão continuar ou serão ampliados. Como é o caso do Criança Feliz que deve ser reforçado. Hoje, aproximadamente, 500 mil crianças recebem as visitas domiciliares. A expectativa é que esse número chegue a 3 milhões de crianças.

Remodal