Notícias

Img

Pesquisas têm revelado que vem aumentando, no mundo todo, o número de jovens envolvidos em episódios de bullying e automutilação. Uma pesquisa do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) revelou que 17,5% dos estudantes brasileiros afirmaram ter sofrido bullying.

O suicídio também aparece entre as preocupações com a saúde emocional dos jovens, uma vez que é a quarta causa de morte entre pessoas com idade entre 15 e 29 anos, segundo o Ministério da Saúde.

A legislação brasileira determina que os ambientes de ensino devem “promover medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, especialmente o bullying”. Nesse sentido, a ANUP tem buscado firmar parcerias com o poder público para combater essa triste realidade.

Um acordo de cooperação técnica entre a ANUP e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos pretende desenvolver uma disciplina de inteligência emocional a ser ofertada às universidades. O acordo envolve a capacitação de professores da rede básica de ensino e a introdução da discussão sobre inteligência emocional nos currículos dos cursos de graduação, em especial os de formação de professores. O objetivo é tratar da prevenção ao suicídio, bullying e a automutilação.

Ações para combater o bullying, a automutilação e suicídio também estão sendo desenvolvidas em outros países, como é o caso da organização anti-bullying Bystander Revolution (www.bystanderrevolution.org), que disponibiliza uma plataforma para que as pessoas compartilhem experiências e encontrem dicas de como lidar com várias formas de bullying. O objetivo é discutir o tema e propor uma mudança de cultura para neutralizar a epidemia global de bullying.

O site funciona em três frentes: a primeira compartilha conselhos escritos e dicas de alunos, pais e professores para ajudar a lidar com os diferentes tipos de situações de bullying. A segunda compartilha listas de vídeos para uma discussão mais profunda sobre o bullying, que pode ser usada nas discussões sobre o tema em sala de aula, na família ou com os amigos. E a terceira frente propõe uma ação que o usuário pode completar a cada semana para combater o bullying.

O site ainda conta com uma linha telefônica independente respondida por pessoas que são treinadas para oferecer apoio e orientação sobre qualquer assunto, e tudo é confidencial.

Sobre Bystander Revolution

Bystander Revolution é uma organização anti-bullying fundada por MacKenzie Bezos para inspirar os indivíduos a combater o bullying com simples atos de gentileza, coragem e inclusão. O site foi lançado em 23 de abril de 2014 como uma fonte direta de aconselhamento entre pessoas sobre coisas práticas para fazer a fim de combater o bullying. O site apresenta centenas de vídeos de estudantes, celebridades e líderes que abordam e discutem os problemas causados pelo bullying. O site também incentiva qualquer pessoa a compartilhar sua própria perspectiva, enviando uma história pessoal na forma de um vídeo, uma história escrita ou uma dica.

A ANUP também tem trabalhado o combate ao bullying por meio do projeto redes temáticas, da ANUP Social, uma proposta de compartilhamento de conteúdo entre os usuários, sobre bullying, primeira infância e integridade. Para ter acesso aos conteúdos sobre bullying acesse: http://bit.ly/32gI2P4

Remodal