Notícias

Img

Na última terça-feira (09), o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que cria o Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, Pátria Voluntária. O programa, que será coordenado pelo Ministério da Cidadania, busca incentivar a participação da sociedade, instituições públicas e setor privado no fomento ao voluntariado no país. A iniciativa será conduzida por um conselho composto de representantes do governo e sociedade civil do qual a ANUP faz parte.

A cerimônia de lançamento do programa aconteceu no auditório do Hospital da Criança de Brasília e teve a presença do presidente da República e da primeira-dama, além de diversos ministros. A ANUP foi representada pela sua presidente, professora Elizabeth Guedes, pela diretora executiva, Larissa Martino, além da gerente de responsabilidade social, Júlia Jungmann.

A solenidade também contou com a presença do presidente da ONG Instituto Doando Vida por Rafa e Clara, Henrique Andrade, que compartilhou com todos sua história de vida e ressaltou que o voluntariado é uma oportunidade única de fazer o bem para o próximo.

O programa ainda institui o Prêmio Nacional de Incentivo ao Voluntariado, que será concedido anualmente em reconhecimento à atuação de cidadãos e entidades promotoras de atividades voluntárias, e o Selo de Acreditação do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, concedido a organizações da sociedade civil que desenvolvam ou estimulem trabalhos voluntários.

No mesmo dia aconteceu a primeira reunião do Conselho que irá coordenar as ações do Programa. Composto de 24 membros, entre representantes do governo e sociedade civil, o conselho será presidido pela primeira dama Michelle Bolsonaro.

Os membros do conselho, designados pelo ministro da Cidadania, Osmar Terra, terão mandatos de 2 anos, com possibilidade de recondução. Estiveram presentes no evento e fazem parte do conselho do programa Pátria Voluntária os ministros: Abraham Weintraub, da Educação; Damares Alves, da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; Fernando Azevedo e Silva, da Defesa; Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo; Luiz Henrique Mandetta, da Saúde; Marcos Pontes, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Onyx Lorenzoni, da Casa Civil; Osmar Terra, da Cidadania; Paulo Guedes, da Economia; Ricardo Salles, do Meio Ambiente; Sergio Moro, da Justiça e Segurança Pública; e Wagner Rosário, da Controladoria Geral da União.

Representando a sociedade civil estão: a presidente da ANUP, professora Elizabeth Guedes; a cantora Elba Ramalho; Fábio Silva, da Plataforma Transforma Brasil; Israel Aron, do Instituto Cyrela; James José Martins de Souza, do Instituto Legado; o velejador Lars Grael; Maria Elena Johannpeter, da organização Parceiros Voluntários; a primeira-dama Michelle Bolsonaro; Miguel Tortelli, da Federação Amor Exigente; Raul Cutait, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp); Ricardo Paes de Barros, do Instituto Ayrton Senna; e a advogada Rosângela Moro.

Referência: ANUP com informações da Agência Brasil

Remodal