Notícias

Img

Uma das atuações da Associação Nacional das Universidades Particulares está justamente na busca de parcerias entre suas associadas e o poder público. Entre as inciativas apoiadas pela ANUP está a IV Semana do Bebê, realizada pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, através da Subsecretaria da Criança e do Adolescente.

Após participar das reuniões de planejamento da atividade, a área de responsabilidade social da ANUP convidou as associadas a participarem também da ação. As associadas Uniceplac e Anhanguera, além da parceira UDF foram colaboradoras da iniciativa, que é também apoiada pela UNICEF.

Durante a Semana, os alunos, professores e coordenadores das instituições associadas desenvolveram atividades lúdicas com as crianças como a contação de histórias, pinturas, jogos educativos entre outras que estimulam o desenvolvimento cognitivo.

Os alunos também tiveram oportunidade de vivenciar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Mayara, estudante do primeiro período do curso de pedagogia da Uniceplac, avaliou a experiência prática, fora da sala de aula, como fundamental para formação acadêmica. “Eu acho que o aluno precisa ter essa vivência como experiência para o futuro, o contato com essas crianças, com outras realidades fora da sala de aula, conta muito para o nosso currículo e para nossa experiência de vida”, disse ela.

Além dos jogos e brincadeiras, os alunos voluntários também desenvolveram atividades relacionadas a saúde na primeira infância. O curso de odontologia da UNICEPLAC, por exemplo, deu orientações sobre saúde bucal de bebês e crianças, escovação e aplicação de flúor.

As mães também puderam participar de atividades que fortalecem o vínculo com os bebês, como a shantala (massagem de origem indiana que proporciona relaxamento e estimula os sentidos). Kelma Colares, estudante do curso de fisioterapia ensinou a técnica para as mães que puderam replicar a massagem nos bebês. Ele explicou a importância da massagem para o contato entre mãe e bebê, “nós fazemos a shantala a partir do primeiro mês. A shantala é uma massagem indiana para bebês, ela acalma o bebê, ele fica mais calmo mais tranquilo. Tem mãe que não tem tempo de cuidar dos bebês, e perde esse encanto do início da vida, então quando a mamãe toca o bebê, olha o bebê, isso vai ajudar ele a sentir o corpinho dele”, finaliza.

O professor do curso de fisioterapia, Arthur Lorran, defendeu a experiência dos alunos com a comunidade como parte da formação dos futuros profissionais. “Quando a gente sai e a gente vem para a sociedade, para esses tipos de ações. Os alunos têm uma vivência muito bacana e a nossa visão é sempre tentar fazer com que os alunos tenham mesmo cada dia mais conhecimento e isso vai agregar para que ele seja um bom profissional no futuro”.

A IV Semana do Bebê encerra nesta sexta-feira, dia 7 de junho.

Referência: ANUP

Remodal