Notícias

Img

A Associação Nacional das Universidades Particulares – ANUP – tem desenvolvido, desde o ano passado, ações na área da responsabilidade social. Em 2019, a ideia da associação é consolidar o fomento às discussões sociais, que são relevantes para o ensino superior, além de provocar reflexões e a busca de soluções reais para problemas sociais por meio da troca entre professores, alunos e outros organismos. Por isso, a ANUP lançou nesta quarta-feira (27) o projeto “Rede ANUP Social”, com temáticas ligadas às questões sociais.
Hoje a ANUP conta com 186 Instituições de Ensino Superior e um total de 3 milhões de alunos. A ideia é mobilizar esse universo para, juntos, auxiliar na construção de uma sociedade mais justa.

Num primeiro momento, as Redes ANUP Social irão abordar 3 temas: Primeira Infância, Integridade e Bullying. Nos ambientes de diálogo, propostos e coordenados pela Associação, serão aprofundados os temas definidos, voltados sempre para a responsabilidade social no ensino superior.
Poderão participar das Redes o corpo docente, alunos do Ensino Superior e quem mais interessar. Para participar, basta acessar o link https://bit.ly/2tDQWGi e se inscrever para receber o conteúdo.

Redes Temáticas

Bullying: é um problema que vem crescendo e provoca sofrimento, podendo, inclusive, levar à morte tanto de quem é vítima quanto de quem é agressor. O bullying tem sido motivo de estudos no mundo todo e é hoje considerado uma das violências mais complexas de identificar e lidar.
Além de conscientizar os docentes, a Rede pode ajudar na disseminação de materiais e conteúdos para alunos de pedagogia e licenciatura, já que o ensino superior privado forma cerca de 80% dos professores que atuam na rede pública do ensino básico.

Primeira Infância: um Brasil com futuro, desenvolvimento e mais igualdade de oportunidades só é possível com o investimento na primeira infância. A educação é um braço importante deste processo e as universidades devem estar preparadas para fortalecer a formação dos profissionais que estão envolvidos, de alguma forma, com o desenvolvimento das crianças.

Integridade: O Brasil vive hoje uma situação de corrupção tanto endêmica, quanto sistêmica. Em razão dessa realidade, se faz necessária a necessidade de se priorizar a sedimentação de uma cultura de cidadania, onde todos somos responsáveis pelo todo. Este é um desafio que só será possível se investirmos na capacidade do ser humano em encontrar soluções reais para os problemas da coletividade. O tema desta Rede busca auxiliar nesse debate de formar, dentro e fora da instituição de ensino, pessoas solidamente arraigadas em valores morais e menos suscetíveis ao envolvimento em transações corruptas.

Remodal