Notícias

Img

O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, foi a Comissão de Educação do Senado, esta semana, para falar sobre os projetos da pasta para 2019 . A Associação Nacional das Universidades Particulares esteve presente na audiência, por meio da diretora executiva Larissa Martino.

Durante a reunião, o ministro leu uma carta de apresentação dos sete pontos considerados prioritários pela pasta, como enfoque na alfabetização e na valorização de professores. Os demais pontos levantados foram: a base nacional comum curricular, a educação básica, o novo ensino médio, a escola cívico-militar, e a educação especial.

Em relação a esse tema, o ministro defende a promoção de uma cultura de respeito e valorização da classe. “Como professor, sei dos desafios e dos aspectos inglórios da nossa profissão. Nem sempre o professor recebe o reconhecimento merecido. Tornou-se frequente no Brasil saber de casos de professores agredidos verbalmente e até fisicamente por alunos. Isso é muito triste. Tornaram-se urgentes medidas que assegurem a disciplina dentro das escolas e a promoção de uma cultura de respeito e valorização da dignidade do professor, defendeu Vélez Rodríguez.

O ministro, durante sua explanação garantiu que as universidades públicas não serão privatizadas. “Eu acho que a universidade pública, é pública, é patrimônio da nação, não deve ser privatizada. Mas, por ser pública, precisa ser gerida com responsabilidade”, enfatizou.

Vélez Rodríguez defendeu ainda o aumento de vagas nas universidades e a continuidade do sistema de cotas. “O importante é que todos tenham acesso em pé de igualdade, e aí está a nossa dívida social. Temos as cotas, defendo as cotas, enquanto não for resolvida a questão de ensino básico, de qualidade para todos, que possibilite no final do fundamental e do segundo grau aos jovens que quiserem entrar na universidade, concursarem para a universidade pública em pé de igualdade”, concluiu.

Referência: ANUP

Remodal