Notícias

Img

Em audiência virtual interativa, parlamentares e representantes do MEC debateram sobre outras possibilidades de alocação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, Fundeb, usados para financiar a educação pública.

Durante a reunião da comissão mista especial, que acompanha as ações do governo no enfrentamento à covid-19, foram discutidas novas formas de aplicação da verba do Fundeb, como em convênios com instituições particulares de ensino, e um pacto entre governos federal, estaduais e municipais.

Os participantes da audiência também analisaram a criação de um novo Fundeb para substituir o atual, que será extinto no dia 31 de dezembro deste ano, e ainda falaram sobre os impactos da pandemia na área de educação, como o mau desempenho dos alunos brasileiros no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), a falta de vagas em creches e a baixa remuneração de professores.

O senador Confúcio Moura (MDB-RO), presidente da comissão, ressaltou que o governo federal deve liderar por um pacto pela educação e afirmou que as sucessivas mudanças na gestão do MEC tem dificultado o avanço da educação.

Referência: Anup com informações da Agência Senado

Remodal