Notícias

Img

Um ambiente de trabalho estressante pode trazer inúmeros problemas para a empresa, comprometendo a saúde mental dos funcionários e o desempenho das equipes. Embora sejam comuns, situações de estresse se tornam preocupantes quando começam a se prolongar, criando problemas físicos e psicológicos. Além disso, a pandemia acendeu um alerta sobre a necessidade de cuidar da saúde mental, principalmente por conta do home office em tempos de quarentena, que aumentou o número de pessoas com doenças como depressão e ansiedade. Competitividade excessiva e jornadas de trabalho exaustivas, relação ruim com os chefes e medo do desemprego são fatores que contribuem para o aumento do estresse. Por conta disso, as empresas podem adotar diversas iniciativas focadas na qualidade de vida dos profissionais. Confira algumas delas!

Melhore a comunicação

Uma comunicação ruim pode ser desmotivante para o profissional e causar diversos conflitos dentro da empresa, como especulações e fofocas. Descobrir a melhor maneira de conversar com cada perfil de funcionário é fundamental. Comunique-se por meio de feedbacks para que o profissional analise seu desempenho e sinta-se seguro no emprego.

Faça pesquisas de clima organizacional

Esse tipo de pesquisa tem como objetivo investigar as relações interpessoais e o clima dentro da empresa. Para que a pesquisa tenha sucesso, é importante que os funcionários sejam sinceros e encarem a avaliação com seriedade. Dessa forma, eles serão estimulados a expor seus sentimentos em relação às políticas da empresa ou elogiar boas práticas.

Incentive a prática de exercícios físicos

A prática de exercícios físicos traz benefícios para a saúde física e mental e pode ajudar a diminuir o estresse no trabalho. Seja no escritório ou em casa, trabalhar em frente ao computador também exige a prática de atividades físicas. Por isso, é importante que as empresas incentivem esse hábito por meio de benefícios corporativos, como aqueles que oferecem aulas em academias. A empresa também pode contratar um professor e incentivar as pessoas a fazerem pequenas pausas durante o expediente.

Mantenha a boa alimentação

A pausa para o almoço é um momento muito importante para que o colaborador descanse a mente e interaja com outros colegas. Por isso, não permita que ele trabalhe durante esse tempo. Atender telefonemas para resolver assuntos do trabalho, conversar sobre assuntos referentes à empresa e não conseguir se desligar dos compromissos aumentam ainda mais as chances de estresse no trabalho e também na vida pessoal. Além disso, mantenha uma alimentação saudável e sem grandes intervalos entre as refeições, pois uma saúde frágil pode desencadear uma série de outros problemas a nível físico e emocional.‍

Crie uma agenda equilibrada

O gestor deve ficar por dentro das atividades desempenhadas pelos funcionários e se certificar de que eles não estejam sobrecarregados. Os funcionários também precisam planejar suas tarefas diárias para manter o controle das atividades em vez de correr contra o tempo. Por isso, busque um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e evite levar o trabalho para casa.

Crie momentos de descontração

Ninguém gosta de trabalhar em um ambiente pesado, não é mesmo? Dessa forma a empresa deve se preocupar em oferecer momentos de descontração que façam as pessoas se sentirem mais leves, queridas e valorizadas pela organização. Pequenas ações já fazem toda a diferença, como criar datas comemorativas de aniversariantes, oferecer palestras para diminuir o desgaste do dia a dia, fazer trabalho solidários e gincanas. Atividades como estas podem parecer simples, mas são muito prazerosas e ideais para quebrar o ritmo frenético de trabalho.

Fonte: Caju

Remodal