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O quarto eixo da CRES+5 — reunião que busca dar seguimento à III Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e Caribe — tem por objetivo analisar e promover o papel da educação superior na transformação social e na promoção de condições de vida dignas, justas, equitativas e solidárias.

Por abranger diversos desafios e prioridades da esfera social, esse eixo está diretamente interligado aos outros temas debatidos na Conferência. O seu diferencial é colocar o foco na responsabilidade social que as instituições de educação superior (IES) devem assumir e expandir no enfrentamento desses desafios sociais, a partir de suas missões clássicas de ensino, pesquisa e extensão e como atores do espaço público em diálogo com os demais setores.

O Eixo 4 pontua que a desigualdade social continua sendo um dos principais desafios para a região, com reflexos continuados na educação superior.

Por isso, uma de suas propostas é avaliar as boas práticas promovidas pelas IES nos últimos cinco anos, a fim de combater as diferentes formas de desigualdade e os seus efeitos interseccionais, bem como as tarefas pendentes e as medidas que devem ser tomadas a nível institucional, nas políticas públicas e na cooperação internacional. Com isso, visa tornar as sociedades da região mais justas e equitativas, começando pelo acesso à educação de qualidade.

Nesse sentido, um dos temas mais importantes para a reflexão do Eixo 4 é a diversidade de formas de conexão e sinergias entre as IES e outros setores da sociedade e como é possível promovê-las e fortalecê-las.

Também se destaca o papel das IES na formação cidadã, por meio de uma visão integral da educação, baseada na promoção de valores éticos, humanísticos e solidários, relacionados à justiça social e ao desenvolvimento sustentável.

A Conferência vai ocorrer entre os dias 13 e 15 de março, em Brasília (DF), no Centro Internacional de Convenções do Brasil, no Setor de Clubes Sul. Ao todo serão debatidos 12 eixos temáticos durante os três dias de evento.

Participantes – As atividades do Eixo 4 são lideradas por: Angélica Buendía Espinosa, professora-pesquisadora do Departamento de Produção Econômica da Unidade Xochimilco da Universidade Autônoma Metropolitana do México; Estela M. Miranda, diretora do Núcleo de Estudos e Investigações em Educação Superior (NEIES-Mercosul/Universidade Nacional de Córdoba), da Argentina; Rosana Heringer, diretora-geral da Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação (Clade); e Álvaro Rico, secretário-executivo da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM).

Documento-base – Já estão disponíveis as minutas dos documentos-base resultantes das atividades dos Grupos de Trabalho responsáveis por cada eixo temático da CRES+5. A quarta reunião preparatória da Conferência ocorreu em Havana, Cuba, nos dias 7 e 8 de fevereiro, e discutiu as minutas desses documentos.

Novas sugestões podem ser feitas até o dia 20 de fevereiro e serão revisadas pelos especialistas responsáveis por cada um dos 12 eixos temáticos da Conferência, que deverão avaliar sua relevância para a inclusão na preparação do documento-base correspondente ao seu respectivo eixo temático até o dia 6 de março.

CRES+5 – A reunião de acompanhamento da CRES 2018 está sendo organizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em conjunto com o Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (UNESCO-IESALC). O público-alvo da Conferência são reitores, diretores, acadêmicos, trabalhadores, estudantes, redes de ensino superior, associações e profissionais, centros de pesquisa, sindicatos, representantes de organizações governamentais e não governamentais e todos os interessados na educação superior no continente.

CRES – A III Conferência Regional de Educação Superior (CRES), realizada em Córdoba (Argentina) em junho de 2018, adotou uma Declaração e um Plano de Ação 2018-2028. Além disso, assumiu o compromisso de realizar uma reunião de acompanhamento cinco anos depois (CRES+5) visando promover um processo participativo para destacar o progresso alcançado, bem como os desafios remanescentes e as questões emergentes, especialmente após a crise pandêmica da Covid-19. A CRES+5 será a oportunidade para analisar as conquistas do ensino superior na América Latina e no Caribe e, ao mesmo tempo, estabelecer prioridades para a próxima Conferência Regional de Educação Superior, em 2028.

Com informações da Sesu e do UNESCO-IESALC.

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