Notícias

Img

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, divulgou novo modelo do Sistema de Avaliação da Educação Básica, Saeb, que será aplicado a partir do ano que vem, para alunos do 1º ano do ensino médio.

A avaliação, que completou 30 anos em 2020, realizava as provas a cada dois anos, para os alunos do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio, com provas de língua portuguesa e matemática.

A partir de 2021, todos os anos e séries da educação básica serão avaliados anualmente, em todas as áreas do conhecimento. As mudanças serão implementadas, gradualmente, nos próximos cinco anos.

A nota final poderá ser utilizada no lugar do Enem tradicional, inclusive pelo Sisu, Prouni e Fies. O novo modelo não invalidará a prova tradicional do Enem que continuará a ser aplicada para os estudantes que prefiram essa opção.

O objetivo da nova versão é transformar o exame na principal porta de entrada para as universidades em algo mais completo, com análise detalhada. Para Alexandre Lopes, presidente do Inep, o Enem seriado facilitou a vida dos estudantes: “Os jovens brasileiros terão mais uma oportunidade de ingressar no ensino superior, além do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É a democratização desse acesso, com a oferta de mais uma opção para concorrer à vaga na universidade”.

Referência: Anup com informações do Inep

Remodal