Notícias

Img

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 será o pontapé inicial para uma série de mudanças que o exame sofrerá a partir do ano que vem. É a primeira vez que parte dos estudantes fará a prova digital e o resultado poderá ser usado para concorrer a vagas no ensino superior. As provas na versão impressa estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Já a versão digital será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. A expectativa é que 100 mil candidatos façam o exame piloto.

A intenção do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é que o Enem seja totalmente digital até 2026. A digitalização trouxe ainda mudanças nas reformulações das questões para melhor avaliar os estudantes como diferentes modelos de provas, tanto adequadas à formação do estudante, quanto ao objetivo dele. “Com o teste adaptativo a gente consegue chegar a uma precisão maior, com 20, 22 itens. É um teste muito mais preciso. O teste adaptativo é o futuro da avaliação”, afirma Eduardo Sousa, Coordenador Geral de Exames para Certificação do (Inep).

O sistema de correção da prova, que utiliza a chamada Teoria de Resposta ao Item ,será capaz de identificar assimetrias entre as provas em papel e as provas feitas via computador. Dessa forma, nenhum estudante será beneficiado ou prejudicado por conta do formato do exame escolhido e as provas terão o mesmo nível de dificuldade.

Com informações da Agência Brasil.

Remodal