Notícias

Img

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na última sexta-feira, dia 18, o cronograma de etapas e atividades do Censo da Educação Superior 2020. O período de coleta começa em 1º de março e vai até 4 de junho de 2021. Os procedimentos deverão ser realizados, pelo Sistema Censup, por todas as instituições de educação superior federais, estaduais, municipais, privadas ou especiais que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica. A divulgação final está prevista para 28 de outubro de 2021.

No dia 26 de janeiro de 2021, começa o período de cadastro dos recenseadores institucionais que são os responsáveis por preencher os formulários eletrônicos, verificar e corrigir inconsistências de dados, bem como apurar questionamentos do Inep em relação às informações declaradas. O prazo para o cadastramento vai até 31 de março. Vale destacar que, em função do novo sistema utilizado para o Censo Superior 2020, será necessário que todos os recenseadores se cadastrem no Censup, mesmo que não haja mudança em relação ao censo de 2019.

O Sistema Censup estará aberto para o período de coleta de dados a partir de 1º de março e segue até 4 de junho. O procedimento é uma atribuição do representante legal da instituição de ensino e do recenseador institucional. Os dois também são responsáveis por conferir e enviar as justificativas dos relatórios de consistência, o que deve ocorrer de 1º de março a 25 de junho. O Inep analisará as justificativas no período de 28 de junho a 23 de julho. Já os ajustes dos dados, de acordo com as orientações da autarquia, deverão ser feitos entre 26 de julho e 19 de agosto.

O Inep e as instituições de educação superior verificarão (in loco ou por videoconferência) a procedência dos dados declarados, no período de 2 a 12 de agosto. A autarquia apresentará os dados para que sejam homologados pelas instituições de ensino no dia 20 de agosto, quando também se inicia o prazo para retificação das informações. No dia 31 de agosto, será encerrado o período de coleta e as instituições que não fecharam o preenchimento do censo serão notificadas. A partir do dia 1º de setembro, a autarquia começará a consolidar e homologar os dados.

Acesse o cronograma completo

Com informações INEP.

Remodal