Notícias

Img

Houve uma grande diminuição no número de estágios no Brasil no período da pandemia. Até o começo de 2020, antes de sermos acometidos pela crise do novo coronavírus, o Brasil tinha cerca de 1 milhão de estagiários espalhados pelo território nacional. Em 2021, verificou-se uma redução de 10% e, agora, apenas 900 mil estudantes conseguem uma oportunidade desse formato, segundo a Associação Brasileira de Estágios (ABRES).

Os estágios são parte fundamental na formação profissional de qualquer estudante. É nessa fase que os jovens adquirem experiência de campo e aprendem como funciona a dinâmica das relações de trabalho em sua profissão e colocam em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso técnico ou superior.

No entanto, com a chegada da pandemia e a flexibilização do ensino presencial, tornou-se mais difícil a prática tradicional dos processos de efetivação de estagiários. As barreiras implicadas pelo isolamento social criaram novos desafios para empresas e estudantes em todos os níveis, sobretudo para a posição “de base” do estagiário, na qual o contato com novas ferramentas pode ser dificultado num regime novo para todos.

Causas e soluções

Marcelo Gallo, superintendente Nacional de Operações do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), atribui esse índice às questões econômicas que afetaram fortemente alguns setores, como Serviços, por exemplo. “As empresas tinham orçamentos que acabaram ficando comprometidos com a queda de suas receitas, o que muitas vezes obrigou que reduzissem seus quadros de recursos humanos e/ou adiassem suas contratações, incluindo os programas de estágio”, afirma Gallo.

Muitas empresas, porém, conseguiram adaptar-se à nova realidade e implementaram regimes alternativos. Segundo Gallo, houve uma evolução crescente do número de oportunidades para o estágio 100% remoto ou híbrido. “Muitas empresas se adaptaram ao trabalho remoto, o que acabou refletindo também nas oportunidades de estágio. Nestes casos, o contato do supervisor com o estagiário é feito remotamente, através de videoconferência, vídeo chamadas, mensagens por Whatsapp, entre outras”.

“Entendemos que essa tendência veio para ficar e pode ser uma oportunidade interessante para os estagiários, evitando perda de tempo com deslocamento no trânsito, de sua casa para a empresa e da empresa para a instituição de ensino, o que vai acabar liberando um tempo maior para os estudos”, completa Marcelo.

Abaixo, segue uma relação dos dados do número de vagas de estágios abertas via CIEE por mês/ano. A partir dele, nota-se uma grande redução (em comparação ao ano anterior) no número de vagas a partir do mês de março de 2020, quando as medidas de combate à pandemia começaram a ser implementadas no país.

2019 2020
JAN 30.100 31.800
FEV 34.100 33.100
MAR 26.700 23.700
ABR 26.000 4.200
MAI 27.900 4.600
JUN 20.100 8.400
JUL 25.200 11.400
AGO 26.800 14.100
SET 23.100 15.300
OUT 24.000 15.400
NOV 22.300 15.600
DEZ 16.100 13.400

Alternativas

Os programas de estágio têm o papel de “porta de entrada” dos alunos no meio profissional. A ausência desse contato primordial com o trabalho pode ser uma perda de experiências valiosas para a construção dos novos profissionais no mercado.

Na opinião de Gallo, há outras atividades alternativas que podem atenuar a ausência deste programa, entre as quais estão a participação em seminários e conferências (mesmo que virtualmente) e conhecer e praticar as principais ferramentas de informática exigidas pela futura profissão: “Se possível, entrevistar profissionais da área que se pretende trabalhar; [fazer] pesquisas na internet sobre a área profissional (vídeos no YouTube, pesquisas no Google, assistir reportagens etc.); manter-se sempre bem informado sobre as novas tecnologias que surgem ou que são tendência para o setor em que se pretende trabalhar e manter-se bem informado sobre diversos assuntos, como economia, política, entre outros, pois sempre acabam interferindo positiva ou negativamente em diversas questões sociais e também no mundo do trabalho.”

Fonte: Revista Ensino Superior

Remodal