Notícias

Img

O Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) é mais uma instituição de ensino superior a fazer uso do material sobre primeira infância desenvolvido pela Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP), em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

O material faz parte do Programa Instituição Parceira da Primeira Infância, da ANUP, e será usado na disciplina de “Práticas Pedagógicas”, oferecida para os cursos de Pedagogia.

O conteúdo tem como objetivo analisar a importância do papel do pedagogo na articulação teoria e prática da ação pedagógica e atender por meio da formação de seus alunos, as necessidades das crianças da primeira infância.

A disciplina está sendo utilizada pela professora mestra Núbia Luiz Cardoso, do curso de Pedagogia, por meio de leitura de textos, artigos, apresentação de vídeos, exercícios de fixação, questionários e construção de materiais pedagógicos para ampla divulgação.

Dentre as temáticas tratadas estão: Cenários da primeira infância no Brasil e no mundo; convenções, tratados, declarações internacionais; legislação e política nacional para a primeira infância; a especificidade da primeira infância e as condições de desenvolvimento pleno das crianças; desenvolvimento infantil saudável; importância dos vínculos afetivos; o papel da educação infantil na promoção do desenvolvimento integral das crianças; monitoramento e avaliação de políticas para a primeira infância. A disciplina ainda prevê atividades interdisciplinares com o curso de Farmácia, Enfermagem e Direito.

Na última semana, a gerente de responsabilidade social da ANUP, Júlia Jungmann, também participou de uma palestra como atividade da disciplina, onde falou sobre a importância da primeira infância e o papel do ensino superior.

Ao todo, cerca de 407 estudantes terão acesso ao Programa sobre primeira infância desenvolvido pela ANUP.

Para saber mais sobre o Programa Instituição Parceira da Primeira infância, clique aqui:

Remodal