Notícias

Img

As Sinopses Estatísticas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 já podem ser consultadas no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As tabelas trazem informações organizadas sobre número e perfil dos inscritos, inclusive com distinção para egressos, concluintes e cursistas. Também estão disponíveis dados sobre fatores de contexto, apurados pelo questionário da inscrição, e desempenho em cada área do conhecimento.

A divulgação cumpre diretrizes da política de dados abertos e atende à demanda por informações específicas sobre os exames. O objetivo do Inep é disseminar as informações educacionais que produz.

As Sinopses Estatísticas são um dos formatos de divulgação dos dados produzidos pelo Inep por meio de suas avaliações, exames e levantamentos estatísticos. Por meio de tabelas, trazem informações organizadas sobre os participantes e seu desempenho. As Sinopses Estatísticas são disponibilizadas em dois formatos: .ods e .xlsx. Além das tabelas o Inep também divulga um glossário com os principais conceitos usados. Cursista, por exemplo, é o nome técnico para o participante que cursava o último ano do Ensino Médio na edição e que não concluiria naquele ano, comumente chamado de “treineiro”.

As Sinopses Estatísticas e os Microdados, já disponibilizados em meados de junho, são direcionados a pesquisadores, gestores públicos e jornalistas interessados em fazer uma análise mais aprofundada dos dados. Enquanto os Microdados exigem programas estatísticos específicos, as Sinopses são planilhas acessíveis ao público em geral. A diferença é que os Microdados permitem o cruzamento de variáveis.

Atualização – O Inep também atualizou os Microdados do Enem de 1998 a 2010, para adequá-los ao modelo de Microdados utilizado nas edições mais recentes do exame. As Sinopses de 2013 e 2015 do Enem também foram atualizadas para corrigir links de navegação no interior dos arquivos.

Referência: Ascom/INEP

Remodal