Notícias

Img

Uma proposta apresentada pelo deputado Hélio Lopes, do PSL do Rio de Janeiro, determina que os ministérios do Esporte e da Educação criem um ranking nacional esportivo das instituições de ensino superior brasileiro.

O objetivo da proposta, segundo o parlamentar é estimular o esporte universitário por meio de competições entre as instituições. Segundo Hélio Lopes, isso teria reflexos positivos sobre a saúde dos estudantes. O projeto altera a lei (Lei 10.861/04) que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

O texto, após apresentado, já sofreu uma alteração na primeira comissão que analisa o PL, a do Esporte. O relator do projeto de lei, deputado Luiz Lima, também do PSL do Rio de Janeiro, propôs um texto alternativo, retirando a criação do ranking.

Na avaliação de Luiz Lima muitas universidades não possuem espaço físico e instalações adequadas para a prática esportiva. Por isso, o ranking levaria a uma má avaliação das universidades. O parlamentar incluiu mais um inciso, o de número 11, que estimula o desenvolvimento de práticas esportivas entre os estudantes e infraestrutura física adequada para a prática de esportes.

“Isso vai estimular pra que os reitores invistam em esportes, assim como a gente tem nas grandes universidades do mundo, que enxergam o esporte assim como um pilar da educação”, acrescentou ele.

Depois de votada na Comissão do Esporte, a proposta será analisada pela Comissão de Educação e pela Comissão de Constituição e Justiça. O PL não precisa ser votado pelo Plenário.

Referência: ANUP com informações da Rádio Câmara

Remodal