Notícias

Img

Segundo matéria publicada pela Agência Brasil, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estuda mudar o edital do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no próximo ano, a fim de divulgar os nomes dos estudantes que tiveram os melhores desempenhos no exame.

Atualmente o estudante precisa fazer o Enade para colar grau e receber o diploma, mas não existe a obrigação de uma nota mínima para que ele seja aprovado.

Segundo o presidente do Inep, Alexandre Ribeiro Lopes, a intenção é tornar público apenas os nomes daqueles que acertaram mais de 60% da prova e não a nota específica.

O Enade é um exame feito por estudantes, ao final dos cursos de graduação, para avaliar conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. Atualmente apenas os próprios estudantes têm acesso às notas individuais, o que, para ministro da Educação, Abraham Weintraub, não estimula os estudantes a se dedicarem ao exame.

A medida ainda está em fase de estudo pela pasta e, segundo o ministro, será debatida com os agentes envolvidos antes que a decisão seja tomada.

Conceito Enade
Com base nas notas dos alunos é calculado o chamado Conceito Enade, que classifica os cursos em uma escala de 1 a 5, sendo 5 a nota máxima. Em 2018, apenas 492 cursos superiores tiraram a nota máxima no Enade. Esses cursos correspondem a cerca de 5,8% do total de 8.520 que tiveram o desempenho divulgado.

Referência: ANUP com informações da Agência Brasil

Remodal