Notícias

Img

 

Na última segunda-feira, dia 11, o Ministério da Educação credenciou o campus da Universidade de Araraquara (Uniara), em Matão, município do estado de São Paulo. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União no dia 12. Confira aqui.

Fernando Passos, diretor do Departamento Jurídico da Uniara e Conselheiro da ANUP, explica que “várias armadilhas regulatórias” tornaram o processo de liberação dos cursos de graduação do campus ainda mais demorado. De acordo com o conselheiro da ANUP, durante muito tempo, a Uniara não conseguiu demonstrar esses impedimentos junto a Seres (Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação) que, segundo ele, sempre indeferia o credenciamento. A conquista veio, nesta semana, graças a uma audiência com o ministro da Educação, Milton Ribeiro.

“O ministro Milton Ribeiro conseguiu ouvir nossa defesa e reparar as injustiças que estávamos sofrendo, homologando dois pareceres do Conselho Nacional de Educação. Essa é uma conquista de toda a comunidade matonense que vai contar com um ensino superior de alto nível. As melhores formações atenderão às demandas da cidade e de toda região, garantindo mais desenvolvimento e qualidade para Matão e contribuindo para a educação de qualidade no nosso país”, ressalta Fernando Passos.

Com 52 anos de tradição no ensino superior, a universidade vai iniciar as suas atividades com o curso de graduação de medicina veterinária e, posteriormente, com outros cursos de alta qualificação, tecnologia e inovação de forma presencial e semipresencial. O campus é o primeiro que fica fora da sede, em Araraquara, depois que a Uniara deixou ser centro universitário e passou a ser universidade. As instalações ficarão na Avenida Professora Maria Elisa Morato Martins, 490, no Jardim Vivelândia.

Remodal