Notícias

Img

O presidente eleito Jair Bolsonaro já anunciou o nome do novo ministro da Educação. Ricardo Vélez Rodríguez nasceu na Colômbia e se naturalizou brasileiro. Com 75 anos, Rodriguez tem graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Filosofia. É mestre em Pensamento Brasileiro pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ); doutor em Pensamento Luso-Brasileiro pela Universidade Gama Filho; e pós-doutor pelo Centro de Pesquisas Políticas Raymond Aron.

Atuou em diversas universidades na Colômbia e no Brasil, lecionando ou pesquisando sobre temas como filosofia, política e ética. Deu aula na Universidade Gama Filho (1983-2002), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985-1990) e na Universidade Federal de Juiz de Fora (1985-2013).

Foi professor colaborador da Escola de Comando e Estado Maior do Exército Brasileiro, na década de 1980. Entre 2003 e 2005, o Exército lhe concedeu o título de professor emérito e a Medalha do Pacificador, condecoração dada a quem prestou serviços à instituição. O futuro ministro é autor de centenas de artigos acadêmicos e mais de 30 obras. Dedicou parte de seus escritos e de sua carreira à temática da educação.

Num texto intitulado “Um roteiro para o MEC” Ricardo Rodríguez defende que o MEC enxergue o sistema de ensino básico e fundamental como um serviço de responsabilidade dos municípios. A proposta, segundo ele, dialoga com a ideia de “Menos Brasília e mais Brasil”, defendida pelo presidente eleito Bolsonaro durante a campanha eleitoral.

Elogiou ainda a reforma do ensino médio, sancionada pelo presidente Michel Temer em fevereiro de 2017. A proposta mudou a grade curricular e prevê a implementação gradual do ensino integral, entre outras alterações.

Remodal