Notícias

Img

Os vencedores do Prêmio Capes/Natura 2018, que selecionou artigos nas áreas de biodiversidade e conservação, serão conhecidos na próxima sexta-feira, 30, durante cerimônia em São Paulo. A premiação reconhece produção científica de alta qualidade. Na área de biodiversidade, são duas finalistas: a engenheira química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Isabelle Cândido de Freitas, com experiência em petróleo e gás, e Priscilla Siqueira Melo, doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade de São Paulo (USP), que atua com resíduos agroindustriais.

Três são os finalistas do prêmio na área de conservação. Um deles é Andrés Mauricio Caraballo Rodríguez, mestre e doutor em ciências pela USP, em Ribeirão Preto. Rodríguez investigou as interações microbianas entre microrganismos endofíticos, que vivem no interior de uma planta sem causar doença a ela. Outro é Felipe Hernandes Coutinho, doutor em genética pela UFRJ, com experiência na área de biologia molecular. O terceiro, Felipe Valença Pereira, pós-doutor pela USP, desenvolve pesquisas relacionadas à imunobiologia tumoral e desenvolvimento de linfócitos.

O melhor trabalho em cada uma das áreas receberá R$ 25 mil. O objetivo é estimular a publicação em periódicos de alto impacto acadêmico ou científico voltados para a sustentabilidade e a biodiversidade. Além do valor em dinheiro, os premiados receberão passagens aéreas e diária para comparecer à cerimônia de premiação. Também serão entregues certificados para os autores e o programa de pós-graduação e pesquisa de onde se originou o artigo vencedor.

Fonte: Ascom/ Ministério da Educação

Remodal