Notícias

Img

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2030, a população de pessoas com 60 anos ou mais será maior do que a de crianças com até 14 anos de idade. Mas será que o país está pronto para absorver esse público mais experiente?

No que diz respeito à educação, parece que sim. Pelo menos é o que aponta alguns dados do Censo da Educação Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que revelou um crescimento da população com mais de 65 anos no ensino superior.

Ainda segundo o Inep essa faixa etária foi a que apresentou maior crescimento desde 2013: 46,3%, enquanto no mesmo período, o crescimento médio, considerando todas as faixas etárias, foi de 13,2%.

Entre as diversas razões que tem facilitado o retorno desse público a vida escolar, está a educação a distância (EaD). Os dados também revelam que a modalidade a distância tem crescido mais que a presencial nessa faixa etária. De 2016 para 2017 o aumento no número de matrículas de pessoas acima dos 65 anos na EaD foi de 19%.

Perfil dos estudantes: A maior parte desse público, cerca de 74%, estuda em instituições privadas. No que diz respeito à educação a distância, o sistema privado também domina, respondendo por cerca de 87% das matrículas de maiores de 60 anos.

Referência: Revista Ensino Superior

Remodal