Notícias

Img

Segundo o Mapa do Ensino Superior (2019), elaborado pelo Semesp, o curso de pedagogia foi o mais procurado, na rede privada de ensino, na modalidade à distância, totalizando mais de 400 mil matrículas. Os dados se referem ao ano de 2017.

Atualmente 1,8 milhão de alunos estudam na modalidade a distância, que tem taxa de crescimento de 20% ao ano. Características como flexibilidade e preços mais baixos, atraem principalmente alunos com faixa etária acima de 29 anos e que buscam cursos de formação de professores como Pedagogia.

Outro curso também muito procurado na modalidade a distância é Administração, com 192,4 mil matrículas só em 2017. O curso tem ampliado sua força na modalidade principalmente pela migração dos alunos do presencial.

Em terceiro lugar, o curso de Empreendedorismo registrou pouco mais de 6 mil matrículas. Ao consideramos apenas as instituições de pequeno porte, o curso de Teologia ocupa a segunda colocação com 2,5 mil matrículas.

No momento em que o Brasil vive uma carência de professores, a alta procura por cursos de licenciatura se justifica em função da escassez de profissionais no mercado. O aluno graduado em Pedagogia, além de poder exercer docência, pode atuar na administração escolar. Já o bacharel em Administração é um profissional que consegue atuar em várias áreas de gestão.

Atualmente cerca de 4 milhões de alunos estão matriculados na educação a distância, no Brasil, e a tendência é que esse crescimento continue pelos próximos anos.

Referência: ANUP com informações do Semesp

Remodal