Notícias

Img

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia edição 2018, com o tema “Indústria 4.0”, em referência à 4ª Revolução Industrial. Estudantes e pesquisadores nacionais ou residentes nos países membros ou associados ao Mercosul podem se inscrever até às 18 horas (horário de Brasília) do dia 31 de maio, exclusivamente pelo site do prêmio (http://www.premiomercosul.cnpq.br/web/pmct). Para se inscrever, é necessário escolher uma das linhas de pesquisa: Iniciação Científica, Estudante Universitário, Jovem Pesquisador, Pesquisador Sênior ou Integração.

O prêmio reconhece trabalhos de estudantes, jovens pesquisadores e equipes de pesquisa que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados ao Mercosul.

A ideia do prêmio é incentivar a realização de pesquisa científica e tecnológica e a inovação no Mercosul, além de contribuir para o processo de integração regional entre os países membros e associados, por meio da difusão das realizações e dos avanços no campo do desenvolvimento científico e tecnológico no Mercosul.

Para a edição de 2018, o tema escolhido faz referência à 4ª Revolução Industrial, caracterizada pela integração e pelo controle remotos da produção, a partir de sensores e equipamentos conectados em rede, associados a sistemas ciberfísicos, dados e serviços inteligentes de internet.

Os trabalhos podem ser elaborados em português ou espanhol, em uma das cinco categorias citadas anteriormente.

Premiação
O primeiro lugar de cada categoria vai receber valores que variam de US$ 2.000,00 (para a categoria Iniciação Científica) a US$ 10.000,00 (para a modalidade Integração).
Cada vencedor recebe, ainda, um troféu. Os contemplados com Menção Honrosa recebem placas. Todos os trabalhos premiados são publicados em livro.

O tema escolhido, Indústria 4.0, deverá ser abordado em uma das seguintes linhas de pesquisa:
Inovação, tecnologias disruptivas e novos modelos de negócio – Uso de tecnologias disruptivas para impulsionar as organizações, aumentar a produtividade e inserir a inovação nas etapas do processo produtivo.

Agricultura 4.0 e seus impactos na sociedade – Utilização da Agricultura 4.0 (TICs e novas tecnologias digitais) para contribuir para a produção e a industrialização de produtos agrícolas.

Manufatura avançada e futuro do trabalho – Impactos da indústria 4.0 na sociedade e nos modelos tradicionais de trabalho.

O Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, criado em 1998, é uma iniciativa da Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT) e dos organismos de ciência e tecnologia dos países membros e associados ao Mercosul, organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (MCTIC) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e conta com o apoio institucional do Movimento Brasil Competitivo (MBC).

Remodal