Notícias

Img

O coordenador do curso de Odontologia da Universidade Paranaense (Unipar), unidade de Francisco Beltrão, Fabrício Abel Paganini, está comemorando uma grande conquista: ele foi designado para compor a Comissão Assessora de Área de Odontologia no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Formada por apenas sete professores do Brasil, a Comissão é responsável pela definição das diretrizes da avaliação do Exame e elaboração das matrizes de prova. O convite veio do Ministério da Educação (MEC) e, segundo acredita Paganini, se deve ao bom conceito da Unipar, do curso de Odontologia e de seu currículo.

“Para tal decisão, o MEC avalia o trabalho desenvolvido e os resultados obtidos nas avaliações mais recentes do curso, englobando gestão, corpo docente, conceito dos alunos no Enade e a organização didático-pedagógica”, esclarece.

Pelo seu entendimento, ele chamou a atenção da equipe do MEC também pela destacada participação na última Reunião Anual da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno), 53ª edição, realizada em Brasília. Na ocasião, Paganini apresentou o trabalho científico “Integração Ensino-Serviço: Cenários de práticas dos estágios supervisionados no SUS”, o qual arrematou uma das três menções honrosas concedidas pela reunião.

“Aguardado sempre com muita expectativa, o evento da Abeno firma-se como o momento mais importante de integração das Instituições de Ensino Superior públicas e privadas do país com o Ministério da Educação e o Conselho Federal de Odontologia e nós nos destacamos”, comemora o professor, que é mestre em cirurgia bucomaxilofacial. Mas a extensa experiência de 16 anos como cirurgião-dentista em clínica particular, em odontologia hospitalar e na docência também pesou na escolha do MEC.

Ele também é egresso da Unipar: formou-se em 2001 pela unidade de Umuarama e, atualmente, também coordena a pós-graduação em Cirurgia e Implantodontia, em Beltrão. Paganini conta que a nomeação foi uma ótima surpresa: “acredito que os resultados chegam de acordo com a sua dedicação; poder contribuir para o desenvolvimento do ensino odontológico e da nossa profissão, sendo escolhido entre milhares de outros colegas competentes, é muito gratificante”, diz, ressaltando que a Unipar, com sua estrutura de excelência, tem um grande papel nessa conquista.

“O reconhecimento, a nova função e a responsabilidade assumida tornaram-se possíveis graças ao trabalho conjunto da nossa equipe docente, à dedicação dos alunos no curso e à confiança e apoio que a Direção e a Reitoria proporciona”, acrescenta.

Odontologia no SUS

O trabalho apresentado em Brasília pelo professor Fabrício Paganini relata a vivência e o resultado de um conjunto de atividades desenvolvidas pelo curso de Odontologia, contemplando milhares de usuários do SUS. “Acreditamos que o estudo ganhou notoriedade pelo viés social que incute”, diz, informando que foi elaborado em parceria com os professores Flávia Ruiz Barbosa Paganini, Janes Francio Pissaia e Josiane Francio Pissaia. No total, no evento em Brasília foram apresentados 173 trabalhos.

Referência: Ascom/ Unipar

Remodal