Notícias

Img

Vai até o dia 17 de março o prazo para a inscrição no programa de bolsas de mestrado e doutorado do Departamento de Desenvolvimento Humano, Educação e Emprego (DHEE) da Organização dos Estados Americanos (OEA).

O processo de seleção deste ano é voltado a estudante de qualquer área do conhecimento, exceto ciências médicas e aprendizagem de idiomas. É requisito que o curso seja de tempo integral. Embora sejam aceitas inscrições para cursos presenciais, virtuais e híbridos, a OEA sinalizou que dará preferência para solicitações relacionadas com cursos na modalidade Educação a Distância (EaD).

A bolsa tem valor máximo de 10 mil dólares por ano, benefício que poderá ser utilizado para custear passagens aéreas, matrícula/tarifas, compra de livros, ajuda de custo, seguro médico e/ou gastos administrativos.

Como de praxe, na primeira fase da seleção, a pedido da OEA, três candidatos serão pré-selecionados pelo Escritório Nacional de Ligação (ONE, na sigla em espanhol). A escolha final por somente um entre esses três nomes caberá à OEA.

No processo de pré-seleção, a banca avaliadora dará preferência a estudantes que tenham interesse em instituição situada em país da OEA com baixo contingente de estudantes brasileiros. Outros critérios de seleção e avaliação de candidaturas estão descritos nos documentos disponíveis neste link.

INSCRIÇÃO

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário e fazer o upload da documentação por meio do sistema online da OEA. Em seguida, é preciso enviar, para o endereço eletrônico dce@itamaraty.gov.br, até o dia 17 de março, versões escaneadas do formulário de inscrição datado e assinado, das duas cartas de recomendação e dos demais documentos exigidos (diploma, certificados de notas, comprovante de matrícula ou carta de admissão, curriculum vitae de até duas páginas e identidade oficial). O e-mail deve ter como assunto “Candidatura OEA 2023”.

Recomenda-se a candidatos o preenchimento do formulário de inscrição no idioma em que pretendem estudar. Os demais documentos podem estar em qualquer dos idiomas oficiais da Organização, inclusive português.

A OEA prevê a divulgação do resultado final no mês de junho deste ano, aqui.

Informações adicionais na página do da Divisão de Cooperação Educacional (DCE) do Ministério das Relações Exteriores (MRE), aqui.

Com informações do DCE/MRE

Remodal