Notícias

Img

Estão abertas até o dia 16 de novembro as inscrições para adesão à Rede Primeira Infância – Minas Gerais (REPI-MG). Organizações da sociedade civil, coletivos e movimentos, além de organizações dos setores público e privado que atuam com a Primeira Infância podem solicitar a participação.

O formulário de inscrição está disponível aqui. Pessoas físicas, sem vínculo com organizações, também podem realizar o processo na na categoria “Amigos(as) da Rede”.

A REPI-MG é um foro de articulação aberto à participação de organizações e pessoas que atuem direta ou indiretamente na promoção, proteção, defesa e garantia dos direitos de crianças de até seis anos, como etapa inicial do desenvolvimento da pessoa humana. A Rede tem como missão articular e mobilizar organizações, pessoas e meios de comunicação para garantir e promover os direitos da criança na Primeira Infância.

Atualmente, existem nove redes estaduais da Primeira Infância no Brasil que reúnem diversas organizações da sociedade civil, do governo e do setor privado nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, além da recém-lançada rede mineira.

MOMENTO HISTÓRICO

O lançamento da REPI-MG foi realizado no dia 6 de outubro, durante I Encontro Virtual da Rede Primeira Infância – MG. O evento contou com a participação de mais de 50 representantes de organizações públicas e privadas, movimentos e universidades de municípios como Belo Horizonte, Alfenas, Uberaba, São Lourenço, Carmópolis de Minas, Carandaí, Divinópolis, Viçosa, Contagem, São Roque de Minas e Ouro Preto. Confira o vídeo do evento na íntegra aqui.

O processo de criação da REPI-MG é resultado do esforço de movimentos da sociedade civil e de organizações integrantes da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), que busca incentivar a formação de redes estaduais para a defesa dos direitos das crianças.

A coordenadora da RNPI, Cida Freire, e a coordenadora-adjunta, Solidade Menezes, ambas também integrantes da REPI-PE, abriram o evento enfatizando que aquele era um momento histórico para as crianças mineiras.

Para as coordenadoras da RNPI, a articulação de organizações e pessoas que atuam com a Primeira Infância em Minas Gerais para a criação da REPI-MG representa um passo importante para toda a sociedade. “É, de fato, um momento que ficará para a história, marcando um período que representará o fortalecimento da defesa e promoção dos direitos das crianças no Estado”, afirmou Cida Freire.

DISCUSSÕES

Ainda durante o evento virtual, temas como Educação, Saúde e Assistência Social foram apresentados, respectivamente, pelo representante do Fórum Mineiro de Educação Infantil, Sandro Santos, pela médica Stella Deusa de Araújo, e pela assistente social do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (Uberaba), Angélica Gomes da Silva.

Além do professor Rogério Prado, da Unifenas, organizaram o evento a coordenadora estadual da Uncme-MG, Galdina Arrais; a professora Maria Cristina Landgraf, também de Alfenas; os professores Sandro Santos e Ângela Barreto, do Fórum Mineiro de Educação Infantil; a jornalista Desirée Ruas e a pedagoga Jacqueline Dantas, do Movimento BH pela Infância; a professora Sandra Remondi, da Associação Dona Vanja e Kátia Cilene, do Fórum de Educação de Uberaba.

A comissão organizadora do evento apresentou uma proposta de Regimento Interno para a rede mineira que deverá ser discutida e aprovada em uma assembleia virtual prevista para o dia 30 de novembro.

Informações adicionais pelo e-mail redeprimeirainfanciamg@gmail.com.

Com informações da REPI-MG

Remodal